Norfloxacino: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em outubro 2023

Norfloxacino é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções bacterianas, como infecção urinária, gastroenterite, faringite ou gonorreia, por exemplo, podendo também ser usada para prevenir a sepse em pessoas com neutrófilos baixos no sangue.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma comprimidos de 400 mg, com os nomes comerciais Floxacin ou Norf, ou como genérico sob a designação “norfloxacino”.

O norfloxacino deve ser sempre usado com indicação médica, sendo vendido apenas mediante apresentação de prescrição médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O norfloxacino é indicado para o tratamento de infecções bacterianas como:

  • Infecções urinárias, como cistite, uretrite, pielite ou pielonefrite;
  • Prostatite crônica, epididimite e sequelas de cirurgia urológica;
  • Gastroenterite bacteriana aguda;
  • Faringite;
  • Gonorreia;
  • Febre tifoide.

Além disso, o norfloxacino pode ser indicado pelo médico na prevenção de infecções generalizadas no caso de pessoas com baixa contagem de neutrófilos sanguíneos ou no caso de viagens para locais em que a pessoa possa ficar exposta a bactérias que possam causar gastroenterite bacteriana, por exemplo.

O uso do norfloxacino deve ser feito com indicação médica, pelo tempo de tratamento de acordo com a condição a ser tratada.

Como tomar

O norfloxacino deve ser tomado por via oral, com um copo de água, e com o estômago vazio, sendo recomendado tomar 1 hora antes ou 2 horas após uma refeição ou o consumo de produtos lácteos, como leite, iogurte ou queijo, por exemplo.

As doses normalmente recomendadas do norfloxacino para adultos com mais de 18 anos variam de acordo com a condição a ser tratada e incluem:

  • Tratamento da infecção urinária: a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 400 mg de norfloxacino, 2 vezes por dia, ou seja, a cada 12 horas, sendo que o tempo de tratamento deve ser orientado pelo médico e geralmente varia de 3 a 10 dias, ou até 12 semanas no caso de infecção urinária recorrente;
  • Tratamento da gonorreia: a dose normalmente recomendada é de 2 comprimidos de 400 mg de norfloxacino, em dose única, ou conforme orientado pelo médico;
  • Tratamento da febre tifoide: a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 400 mg de norfloxacino, 3 vezes por dia, ou seja a cada 8 horas, durante 14 dias seguidos, ou conforme orientação médica;
  • Tratamento da gastroenterite bacteriana: a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 400 mg de norfloxacino, 2 vezes por dia, ou seja, a cada 12 horas, durante 5 dias, ou conforme orientado pelo médico;
  • Prevenção da gastroenterite bacteriana: a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 400 mg de norfloxacino, 1 vez por dia. Nesse caso, o uso do norfloxacino deve ser iniciado 24 horas antes da chegada a regiões em que se possa ficar exposto à bactérias bactérias, devendo-se continuar seu uso por até 48 horas após partida, ou conforme orientado pelo médico;

É importante tomar sempre no horário e pelo período de tempo estabelecido pelo médico, mesmo que os sintomas melhorem rapidamente, para evitar o risco de resistência bacteriana.

Cuidados durante o tratamento

Alguns cuidados durante o tratamento com o norfloxacino são importantes como evitar a exposição prolongada ao sol, pois esse remédio pode aumentar a sensibilidade da pele.

Além disso, deve-se evitar o consumo excessivo de bebidas contendo cafeína, como café, chá preto, ou chá verde, pois o norfloxacino pode prolongar os efeitos da cafeína.

Para pessoas que utilizam remédios antiácidos, didanosina, sucralfato, multivitamínicos ou poliminerais contendo cálcio, ferro, zinco e/ou magnésio, deve-se aguardar 2 horas após a ingestão desses remédios para tomar o norfloxacino.

O que fazer se esquecer de tomar?

No caso de esquecimento de tomar uma dose na hora certa, deve-se pular a dose esquecida, e continuar o tratamento de acordo com os horários programados. Não tomar dois comprimidos ao mesmo tempo para compensar a dose esquecida.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o norfloxacino são náuseas, dor de cabeça, tontura, urticária, azia, dor ou cólica abdominal, ou diarreia.

Embora seja mais raro, o norfloxacino também pode causar efeitos colaterais como:

  • Dor nos tendões;
  • Manchas roxas ou vermelhas na pele, ou manchas brancas na boca.;
  • Febre ou calafrios;
  • Zumbido no ouvido;
  • Tremor, dificuldade para andar, dor ou fraqueza muscular;
  • Cansaço excessivo;
  • Coceira ou corrimento vaginal;
  • Urina escura, fezes claras, pele ou olhos amarelados;
  • Perda do apetite.

Nesses casos, deve-se interromper o tratamento e comunicar imediatamente ao médico responsável pelo tratamento.

Além disso, o norfloxacino também pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o seu uso e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, formação de bolhas na pele ou urticária. Saiba identificar todos os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve usar

O norfloxacino não deve ser usado por menores de 18 anos, ou por pessoas com histórico de convulsões, problemas nos rins ou arritmia cardíaca.

Esse remédio não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao norfloxacino ou outras fluoroquinolonas, como levofloxacino ou ciprofloxacino, por exemplo, ou a qualquer outro componente da fórmula.

O norfloxacino também deve ser evitado na gravidez ou amamentação, e seu uso nesses caso só deve ser feito se recomendado pelo médico após avaliar os benefícios para a mulher e os riscos para o bebê.

Vídeos relacionados