Nefrite: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento

Atualizado em fevereiro 2023

Nefrite é a inflamação dos glomérulos renais, que são as estruturas dos rins responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas e outros componentes em excesso do organismo. 

A maior parte dos casos de nefrite acontece devido a uma infecção grave, uso de medicamentos ou envenenamento, doenças autoimunes mas também pode surgir como complicação de outras doenças como hepatite ou HIV. Os sintomas mais comuns incluem diminuição da quantidade de urina, inchaço das pernas e sangue na urina.

Quando existe suspeita de nefrite é muito importante ir ao hospital, ou consultar um nefrologista, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível, de forma a evitar complicações graves como anemia ou injúria renal, antigamente conhecida como insuficiência renal.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de nefrite

Os principais sintomas de nefrite são:

  • Diminuição da quantidade de urina;
  • Urina com sangue;
  • Excesso de suor, especialmente na cara, mãos e pés;
  • Inchaço do rosto e/ou das pernas;
  • Aumento da pressão arterial.

Além destes sintomas, na nefrite crônica pode surgir perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga, insônia, coceira e câimbras.

Como confirmar o diagnóstico

Para confirmar o diagnóstico de nefrite é importante consultar um nefrologista, para fazer exames, como teste de urina, ultrassom ou tomografia computorizada, eventualmente biópsia renal de forma a identificar o problema e iniciar o tratamento mais adequado.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nefrologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Tipos de nefrite

Os principais tipos de nefrite estão relacionados com a parte renal afetada ou com a causa do problema:

  • Glomerulonefrite: a inflamação afeta principalmente a primeira parte do aparelho de filtragem, o glomérulo, podendo ser aguda ou crônica;
  • Nefrite intersticial: a inflamação ocorre nos túbulos dos rins e nos espaços entre os túbulos e o glomérulo;
  • Nefrite lúpica: a parte afetada também é o glomérulo e é causada pelo Lúpus Eritematoso Sistêmico, que é uma doença do sistema imunológico.

O tipo de nefrite pode ser identificado pelo médico e ajuda a orientar o tipo de tratamento.

Possíveis causas

Existem várias causas que podem levar ao aparecimento de uma nefrite:

  • Uso excessivo de medicamentos como alguns analgésicos, antibióticos, anti-inflamatórios não esteroides, diuréticos, anticonvulsivantes, inibidores da calcineurina como ciclosporina e tacrolimo;
  • Infecções por bactérias, vírus e outros;
  • Doenças autoimunes, como por exemplo Lúpus eritematoso sistêmico, Síndrome de Sjögren, Doença sistêmica associada a IgG4;
  • Exposição prolongada a toxinas como lítio, chumbo, cádmio ou ácido aristolóquico;

Além disso, pessoas com vários tipos de nefropatias, câncer, diabetes, glomerulopatias, HIV, doença falciforme têm um maior risco de sofrer de nefrite.

Como é feito o tratamento

O tratamento depende do tipo de nefrite e, por isso, se se tratar de uma nefrite aguda o tratamento pode ser feito com repouso absoluto, controle da pressão arterial e redução do consumo de sal. Se a nefrite aguda foi provocada por uma infecção, o nefrologista pode prescrever um antibiótico.

já nos casos de nefrite crônica, além do controle de pressão arterial, o tratamento normalmente é feito com a prescrição de medicamentos anti-inflamatórios como a cortisona, imunossupressores e diuréticos e uma dieta com restrição de sal, proteínas e potássio.

O médico nefrologista deve ser consultado regularmente porque a nefrite crônica frequentemente provoca doença renal crônica, antigamente conhecida como insuficiência renal crônica. Veja quais os sinais que podem indicar insuficiência renal.

Como prevenir a nefrite

Para evitar o surgimento de nefrite, deve-se evitar fumar, reduzir o stress e não tomar remédios sem orientação médica pois muitos deles podem provocar danos no rim.

Pessoas que tenham doenças, especialmente do sistema imune, devem fazer o tratamento adequado e consultar regularmente o médico, de forma a monitorar a pressão arterial, e fazer exames regulares ao rim. O médico também pode recomendar alterações na dieta como por exemplo a ingestão de menor quantidade de proteína, sal e potássio.

Vídeos relacionados