Musicoterapia para Idosos

publicidade

A musicoterapia para idosos é uma terapia que utiliza a música e auxilia nas mudanças que ocorrem na velhice. O principal objetivo da musicoterapia para os idosos é a recuperação da auto-estima, mas a musicoterapia para idosos envolve atividades como cantar, brincar, tocar, improvisar e criar, estimulando um trabalho mental e corporal do idoso.

Exercício de musicoterapia para idosos

Um bom exemplo de exercício de musicoterapia para idosos é:

Sentados em forma de círculo, encher um balão de aniversário e passar o balão de mão em mão, enquanto cantam uma música, até o balão estourar. Dentro do balão deverá estar um papelzinho com perguntas como " Como você está sentindo". A seguir, pode-se discutir o assunto.

Benefícios da Musicoterapia para Idosos

Os benefícios da musicoterapia para idosos incluem:

  •  Reestabelecimento do ritmo da marcha: O uso de músicas com os ritmos marcados, auxiliam idosos com dificuldade de se locomover e equilibrar.
  •  Estimulação da fala: O canto proporciona uma melhora nos problemas de dicção e oratória.
  •  Aumento da Criatividade: A criação de novas músicas aumenta a criatividade e estimula todas as capacidades cognitivas.
  •  Aumento de Força e consciência corporal: O ritmo da música estimula movimentos corporais e tonifica a musculatura.
  •  Diminuição dos Sintomas de Depressão: O convívio social utilizado na musicoterapia diminui o isolamento, além de ser uma forma de expressar as emoções. 

Idosos que praticam atividades de musicoterapia diariamente se afastam da solidão, se sentem mais apoiados, felizes e com uma ótima qualidade de vida.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/07/2014 Última atualização da página: 02/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.