Mupirocina: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Atualizado em fevereiro 2023

A mupirocina é uma pomada antibiótica indicada para o tratamento de infecções na pele, principalmente foliculite, furunculose ou impetigo, causadas por bactérias do tipo Staphylococcus ou Streptococcus, pois age eliminando dessas bactérias, tratando a infecção.

Essa pomada pode ser encontrada em farmácias ou drogarias, contendo 20mg/g de mupirocina, na sua forma genérica sob a designação "mupirocina, ou com o nome comercial Bactroban.

A mupirocina pomada pode ser usada por adultos ou crianças, com indicação do pediatra ou dermatologista, sendo vendida mediante apresentação de receita médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A mupirocina é indicada para:

  • Impetigo;
  • Foliculite;
  • Furunculose;
  • Ectima.

Além disso, a pomada mupirocina pode ser indicada pelo médico para o tratamento de infecções secundárias na pele, como lesões eczematosas ou lesões traumáticas.

Mupirocina é antibiótico?

A pomada mupirocina é um antibiótico que age eliminando bactérias sensíveis à essa substância, como Staphylococcus aureus, Streptococcus beta-hemolíticos e Streptococcus pyogenes, por exemplo. Além disso, a mupirocina também apresenta ação contra bactérias gram-negativas, principalmente Haemophilus influenzae.

Como usar

A mupirocina deve ser usada sob a pele aplicando uma camada da pomada na área da pele afetada, com a ajuda de uma gaze, uma bola de algodão ou um cotonete, por exemplo, que devem ser descartados após o uso.

A dose normalmente recomendada da pomada mupirocina para adultos ou crianças é de 1 aplicação até 3 vezes por dia, por 10 dias seguidos, conforme orientação médica.

Deve-se seguir o tratamento pelo tempo recomendado pelo médico, mesmo que os sintomas da infecção melhorem após o início da pomada, de forma a evitar resistência bacteriana. Saiba o que é resistência bacteriana e como evitar.

Cuidados ao usar a mupirocina pomada

É importante lavar as mãos e a pele afetada com água e sabonete neutro e secar bem antes de passar a pomada de mupirocina. Em seguida, aplicar a pomada em quantidade suficiente para cobrir a região afetada, nos horários estabelecidos pelo médico.

Em alguns casos, o médico pode recomendar cobrir a área em que foi aplicado a pomada mupirocina, com uma gaze estéril.

Após a aplicação da pomada mupirocina, deve-se lavar as mãos novamente, exceto nos casos em que a pomada foi utilizada para tratar a pele da mão.

Além disso, o uso da pomada mupirocina deve ser evitado em regiões como os olhos, boca, narinas, no local de punção venosa central e nem em conjunto com cânulas.

Após terminar o tratamento, o que restar da mupirocina pomada na bisnaga deve ser descartado.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do uso da mupirocina pomada são sensação de queimação ou picadas no local de aplicação, coceira, vermelhidão, secura, dormência ou irritação da pele.

Além disso, a mupirocina pode causar reações alérgicas, urticária, angioedema ou anafilaxia, sendo recomendado procurar ajuda médica ou o pronto socorro mais próximo caso surjam sintomas como batimentos cardíacos rápidos, dificuldade para respirar, rouquidão, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, bolhas na pele ou urticária. Saiba identificar os sintomas de anafilaxia.

Quem não deve usar

A mupirocina pomada não deve ser usada por crianças com menos de 3 meses, ou por pessoas que têm alergia à qualquer um dos componentes da pomada.

Durante a gravidez ou amamentação, a mupirocina pomada deve ser usada somente se indicado pelo médico, uma vez que ainda não existem suficientes em humanos sobre o efeito no bebê.

Além disso, devido a presença de polietilenoglicol na sua composição, a mupirocina pomada deve ser usada com cautela por pessoas que tenham insuficiência renal moderada ou grave, uma vez que é excretada pelos rins.