Mucocele

PUBLICIDADE

A mucocele é uma lesão na boca caracterizada pelo acúmulo de saliva dentro de uma bolha, que provoca o aparecimento de um pequeno inchaço, devido a pancadas na boca ou obstrução de uma glândula salivar, por exemplo.

Geralmente, a mucocele surge no lábio inferior, mas pode se desenvolver em qualquer outro local da boca, como bochechas, teto da boca ou língua, e seu tamanho pode variar entre poucos milímetros até 2 ou 3 centímetros de diâmetro.

A mucocele tem cura e nem sempre necessita de tratamento, uma vez que tende a desaparecer sozinha. No entanto, nos casos mais graves, em que a mucocele não diminui ou é demasiado grande, pode ser feita uma pequena cirurgia para retirar a glândula salivar afetada e tratar o problema.

Fotos da mucocele

Tratamento para mucocele

O tratamento para mucocele deve ser orientado por um dentista e, normalmente, é feito com uma pequena cirurgia no consultório para retirar a gl^andula salivar afetada e diminuir o inchaço. Em alguns casos, após fazer a cirurgia, a mucocele pode voltar a surgir, devendo-se fazer uma nova cirurgia.

A cirurgia para mucocele é um processo simples que não necessita de internamento hospitalar e, por isso, o paciente pode voltar para casa poucas horas após o tratamento, podendo ir trabalhar 1 a 2 dias após a cirurgia.

Causas da mucocele

As causas da mucocele estão relacionadas com o bloqueio ou lesão de uma glândula salivar ou ducto, sendo que as situações mais comuns incluem:

  • Morder ou sugar nos lábios e interior das bochechas;
  • Pancadas na cara, especialmente nas bochechas;
  • Historial de outras doenças, como Síndrome de Sjö​gren ou Sarcoidose, por exemplo.

Além disso, a mucocele também pode aparecer em recém-nascidos logo desde o nascimento devido a pancadas provocadas durante o nascimento, mas raramente necessitam de tratamento.

Veja que outros problemas podem provocar inchaço na boca ou lábios:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE