Muco cervical

publicidade

O muco cervical é uma líquido produzido pelo colo do útero que impede que as bactérias da região íntima da mulher consigam entrar no útero, mantendo-o saudável.

Além disso, o muco cervical, ajuda o espermatozoide a alcançar o útero durante o período fértil da mulher.

Método do muco cervical

O método do muco cervical, ou método de Billings, é uma anticoncepcional natural que avalia as mudanças das características do muco cervical para avaliar o período de ovulação.

No método do muco cervical a mulher deve observar diariamente a presença ou ausência de muco, assim como as suas características. Normalmente o período de ovulação acontece cerca de 4 dias depois do muco cervical grosso, pegajoso e de coloração esbranquiçada passar a ser um líquido transparente e elástico, como mostra a imagem, permitindo o movimento dos espermatozoides e aumentando as chances de engravidar.

Além das vantagens de ser um método barato, fácil de fazer e que não faz mal à saúde, ele tem algumas desvantagens, principalmente porque não é completamente eficaz como contraceptivo e é difícil a mulher aprender a avaliar a evolução das características do muco cervical ao longo do ciclo menstrual.

Foto do muco cervical

A imagem mostra a diferença da elasticidade do muco cervical ao longo do ciclo menstrual.

Muco cervical na gravidez

O muco cervical na gravidez torna-se mais grosso e esbranquiçado devido às alterações hormonais normais deste período. Assim ele passa a criar uma rolha que impede que bactérias se desenvolvam dentro do útero e criem complicação à gestação.

Algumas mulheres com dificuldade em engravidar podem possuir um muco cervical muito grosso, durante todo o ciclo, que impede o movimento dos espermatozoides, e por isso devem procurar um ginecologista para iniciar o tratamento adequado.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/09/2014 Última atualização da página: 04/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.