Molusco contagioso

publicidade

Molusco contagioso é uma doença de pele, causada pelo vírus poxvírus, que pode afetar qualquer parte da pele, como olhos, virilha e região íntima.

Ela produz bolhas da cor da pele, que apresentam o centro cheio de um líquido branco e pastoso, que podem ser diagnosticadas por um dermatologista.

Geralmente, o molusco contagioso não provoca coceira ou dor e é mais comum nas crianças pois têm o sistema imune mais enfraquecido.

Tratamento para molusco contagioso

O tratamento para molusco contagioso pode ser feito em casa com a aplicação de pomadas para molusco contagioso, como Emla ou Locoid, ou por um dermatologista com a aplicação de frio nas bolhas.

Alguns tratamentos caseiros para molusco contagioso incluem a utilização de chá de acelga, suco de tomate ou cataplasma de babosa.

Alguns pacientes não necessitam de tratamento pois as bolhas desaparecem sozinhas depois de 12 a 18 meses.

Foto do molusco contagioso

Fonte: Medicina interna de Harrison, 2013

A imagem mostra as bolhas de molusco contagioso na pele.

Sintomas do molusco contagioso

Os sintomas do molusco contagioso são:

  • Pequenas bolhas na pele com conteúdo cremoso e uma ligeira depressão no centro.

As bolhas raramento são contagiosas e, por isso, o indivíduo não precisa ficar em casa, podendo ir à escola ou trabalho.

Link útil:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 12/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.