Mioma (Fibroma)

publicidade

O mioma ou fibroma como também é conhecido, é um tumor benigno, constituído por tecido muscular e tecido fibroso, que se localiza na parede do útero. Seu tamanho pode variar desde uma dimensão microscópica até o tamanho de um melão, e mesmo quando são grandes podem ser assintomáticos.

Causas do mioma

A causa do aparecimento do mioma ainda não foi esclarecida. Ainda não se sabe o que leva um determinado número de células começarem a reproduzir-se de forma desordenada, dando origem ao tumor. Existe a possibilidade de ser genético.

Como identificar o mioma

O mioma é facilmente identificado através da ultrassonografia (pélvica ou transvaginal), mesmo que este seja um exame de rotina.

Sintomas do mioma

Os sintomas do mioma são forte dor abdominal, aumento do fluxo menstrual e hemorragia, em alguns casos. Contudo existem relatos de casos de mulheres totalmente assintomáticas.

Tratamento para mioma

O tratamento para o mioma varia conforme o seu tamanho e a sua localização. As opções terapêuticas são a embolização, retirada cirúrgica do mioma ou o uso de medicamentos que impedem o crescimento do mioma, mas só devem ser utilizados com indicação do ginecologista e em casos especiais.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 21/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.