Método Billings: o que é, como funciona e como fazer

Atualizado em maio 2023
Evidência científica

O método Billings de ovulação é uma técnica natural que tem como objetivo identificar o período fértil da mulher a partir da observação das características do muco cervical, que pode ser percebido logo na entrada na vagina, sendo assim possível prevenir ou tentar uma gravidez.

A presença de muco indica alterações hormonais femininas e, de acordo com as características, pode informar à mulher se há chances de que ocorra mais facilmente a fecundação e se o organismo está pronto ou não para receber uma gravidez. Saiba mais sobre o muco cervical e o que indica.

Apesar do método Billings ser eficaz e ser útil pra informar os dias em que se deve ou não ter relações sexuais, de acordo com o desejo do casal, é importante que seja ainda utilizada a camisinha, isso porque além de ser contraceptivo protege de diversas infecções que podem ser transmitidas sexualmente.

Imagem ilustrativa número 3

Como funciona

O método de Billings funciona com o objetivo de verificar se a mulher está no período fértil, o que é útil no planejamento da gravidez ou para evitar a gestação. Esse método funciona a partir da observação das características do muco cervical, que varia durante o ciclo menstrual. Assim, à medida que a mulher entra no período fértil, pode ser notado:

  • Sensação de estar mais molhada na região da vulva;
  • Muco mais fino e claro, podendo ser mais consistente ou semelhante à clara de ovo;
  • Aumento da libido;
  • Aumento da temperatura corporal.

A partir da observação das características do muco cervical e sintomas, é possível que a mulher identifique mais facilmente o seu período fértil e, caso exista relação sexual durante esse período, é provável que aconteça fecundação e consequente gravidez. No entanto, se isso não acontecer, haverá descarga hormonal e menstruação, dando início à outro ciclo. Veja como saber se está no período fértil.

Como fazer o método Billings

Para fazer o método Billings, a mulher deve fazer observações sobre:

  • As características do muco cervical dentro e fora do período menstrual;
  • Presença ou ausência de muco;
  • Consistência do muco cervical;
  • Dias que teve relação sexual.

É importante que a mulher saiba reconhecer as consistências do muco durante o ciclo menstrual para evitar interpretações erradas. Além disso, caso o método Billings esteja sendo seguido, é indicado evitar o uso de medicamentos hormonais, aplicar espermicidas, introduzir objetos ou fazer exames internos na vagina, já que podem provocar alterações no muco cervical, dificultando a interpretação da mulher.

Principais vantagens

As vantagens de usar somente este método para engravidar ou não engravidar são:

  • É um método simples e fácil de ser aplicado;
  • Não precisar usar medicamentos hormonais que possuem efeitos colaterais desagradáveis como dor de cabeça, inchaço e varizes;
  • Maior controle sobre as alterações de seu corpo por estar atenta diariamente ao que acontece em sua região íntima;
  • Segurança em ter relações nos dias certos para não correr o risco de engravidar.

Além disso, conhecer o padrão básico de fertilidade permite saber os dias em que a mulher pode ter relações sem ter o risco de engravidar, sem precisar usar nenhum método contraceptivo, observando apenas os sinais do corpo diariamente.

Por outro lado, no caso de mulheres com mais de 35 anos, o uso desse método não pode ser vantajoso, uma vez que as alterações na secreção vaginal podem não ser tão evidentes. O método de ovulação de Billings indica uma probabilidade de ovulação, não sendo, portanto, uma medida exata da ovulação, além de sofrer interferência da interpretação da mulher.

O método de ovulação Billings é seguro?

O método de ovulação de Billings é seguro, tem bases científicas e é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, e, quando realizado corretamente, protege contra a gravidez indesejada em até 99%.

No entanto, adolescentes e mulheres que não estejam atentas ao seu ciclo menstrual diariamente devem optar por outro método contraceptivo, como camisinha, DIU ou pílula anticoncepcional, por exemplo para evitar a gravidez indesejada, já que para que o método Billings seja seguro, deve-se estar atenta ao muco presente na vulva todos os dias, anotando suas alterações diariamente. Veja como escolher o melhor método anticoncepcional.

Como evitar a gravidez com o método Billings

Apesar de muitas mulheres fazerem uso desse método para engravidar, é também possível utilizá-lo para evitar a gravidez, sendo recomendado para isso:

  • Ter relações sexuais em dias alternados durante os dias em que a mulher sente que sua vulva está seca, o que geralmente acontece nos dias finais da menstruação e nos primeiros dias após a menstruação;
  • Não ter relações sexuais durante a menstruação pois nesse período não é possível verificar qual a consistência do muco e se este é correspondente à fertilidade. Apesar da probabilidade de acontecer a gravidez após relações sexuais durante a menstruação ser baixa, o risco existe e pode comprometer a eficácia do método de Billings;
  • Não ter relações quando se sentir muito molhada e até 4 dias após o início da sensação molhada.

Não é recomendado ter contato íntimo sem camisinha quando sentir que a vulva estiver naturalmente molhada ou escorregadia ao longo do dia porque estes sinais indicam o período fértil e há grandes chances de gravidez. Assim, durante este período é recomendada a abstinência sexual ou usar camisinha para evitar a gravidez.