Mesoterapia: o que é, para que serve e como é feita

Atualizado em novembro 2021

A mesoterapia, também chamada de intradermoterapia, é um tratamento estético minimamente invasivo que é feito por meio de injeções de vitaminas e enzimas na camada de tecido de gordura que há embaixo da pele, a mesoderme. Assim, esse procedimento é feito principalmente com o objetivo de combater a celulite e a gordura localizada, no entanto também pode ser utilizada para combater o envelhecimento e a queda de cabelo.

A mesoterapia não dói, isso porque é aplicado um anestésico local na região a ser tratada, e como não é invasivo, a pessoa pode voltar para casa pouco tempo depois do procedimento. Para ter os resultados desejados, é importante que sejam feitas algumas sessões de acordo com o objetivo e que o procedimento seja realizado por um profissional capacitado.

Imagem ilustrativa número 1

Como é feita

A mesoterapia é feita com a aplicação de várias injeções, nas camadas mais superficiais da pele, com substâncias farmacológicas diluídas, como vitaminas, minerais e medicamentos, de acordo com o objetivo do tratamento. As substâncias aplicadas são capazes de estimular o tecido do local em que é feita a aplicação, garantindo os resultados.

A mesoterapia deve ser realizada pelo dermatologista ou esteticista capacitado e o número de sessões e o intervalo entre cada sessão varia de acordo com o problema a tratar e seu grau de desenvolvimento.

Para que serve a mesoterapia

As principais indicações da mesoterapia são:

1. Celulite

Nesse caso são usados remédios, como Hialuronidase e Colagenase, que ajudam a destruir as bandas de tecido fibrótico na pele e entre as células de gordura, melhorando o aspeto da pele.

Duração do tratamento: geralmente são necessárias 3 a 4 sessões de mesoterapia com intervalos de cerca de 1 mês, para tratar casos de celulite moderada.

2. Gordura localizada

A mesoterapia também é indicada para reduzir as medidas da cintura e do quadril para melhorar o contorno corporal. Nestes casos, é feita com a injeção de medicamentos como Fosfatidilcolina ou Desoxicolato sódico que tornam as membranas de gordura mais permeáveis, facilitando sua mobilização e eliminação.

Duração do tratamento: normalmente é necessário fazer 2 a 4 sessões com intervalos de 2 a 4 semanas.

3. Envelhecimento da pele

Para ajudar a rejuvenescer a pele, a mesoterapia utiliza a injeção de diferentes vitaminas, como Vitamina A, C e E, juntamente com ácido glicólico, por exemplo. Esta mistura permite esfoliar a pele e regular a produção de novas células de pele e colágeno que garantem firmeza e redução de manchas na pele.

Duração do tratamento: na maior parte dos casos de rejuvenescimento são necessários apenas 4 sessões, com intervalos entre 2 a 3 semanas.

4. Queda de cabelo

Na queda de cabelo, as injeções da mesoterapia normalmente são feitas com uma mistura de remédios como Minoxidil, Finasterida e Lidocaína. Além disso, também pode ser injetado um complexo multivitamínico com hormônios que facilita o crescimento de novos cabelos e fortalece os cabelos restantes, evitando a queda.

Duração do tratamento: geralmente são necessárias 3 a 4 sessões com intervalos de cerca de 1 mês, para tratar casos de queda de cabelo moderada.

Quando não é indicada

Apesar da mesoterapia ser um procedimento seguro e os efeitos colaterais serem raros, esse procedimento não é indicado em algumas situações, como:

  • Índice de massa corporal superior a 30 kg/m2;
  • Idade inferior a 18 anos;
  • Gravidez;
  • Tratamento com remédios anticoagulantes ou para problemas do coração;
  • Doenças do fígado ou rins;
  • Doenças que afetam o sistema imune como AIDS ou lúpus.

Além disso, a técnica também não deve ser utilizada quando é necessário utilizar remédios para os quais se tem hipersensibilidade. Por isso, é importante que antes de realizar o procedimento, seja feita uma avaliação geral da saúde da pessoa.