Meperidina (Demerol)

Atualizado em janeiro 2017

A meperidina é uma substância analgésica do grupo dos opioides que impede a transmissão do impulso doloroso no sistema nervoso central, de forma semelhante à morfina, ajudando a aliviar vários tipos de dores muito intensas.

Esta substância também pode ser conhecida como Petidina e pode ser comprada com o nome comercial de Demerol, Dolantina ou Dolosal, sob a forma de comprimidos com 50 mg.

Imagem ilustrativa número 1

Preço

O preço do Demerol pode variar entre 50 e 100 reais, de acordo com o nome comercial e a quantidade de comprimidos da caixa.

Para que serve

A meperidina está indicado para aliviar episódios agudos de dor moderada a severa, causada por doenças ou por cirurgias, por exemplo.

Como tomar

A dose recomendada deve ser orientada por um médico, de acordo com o tipo de dor e a resposta do organismo ao medicamento.

No entanto, as orientações gerias indicam uma dose de 50 a 150 mg, a cada 4 horas, até um máximo de 600 mg por dia.

Principais efeitos colaterais

O uso deste medicamento pode causar alguns efeitos secundários como tonturas, cansaço excessivo, náuseas, vômitos e excesso de transpiração.

Além disso, como em qualquer analgésico opioide, a meperidina pode causar parada respiratória, especialmente quando utilizada em dose superior à recomendada pelo médico.

Quando não usar

A meperidina está contraindicada para mulheres grávidas ou a amamentar. Também não deve ser usada por pessoas com alergia à substância, que tenham usado remédios inibidores da MAO nos últimos 14 dias, com insuficiência respiratória, problemas abdominais agudos, alcoolismo severo, delirium tremens, epilepsia ou depressão do sistema nervoso central.