Como identificar e tratar a Meningite viral

​A meningite viral é uma doença grave que provoca sintomas como dor de cabeça forte, febre e rigidez do pescoço, devido à inflamação das meninges, que são o tecido que envolve o cérebro e a medula.

Geralmente, a meningite viral tem cura e é mais fácil de tratar que a meningite bacteriana, sendo apenas necessários remédios analgésicos e antipiréticos para aliviar os sintomas.

A meningite viral pode ser transmitida de uma pessoa para outra e, por isso é importante adotar medidas de prevenção, como lavar as mãos e evitar o contato próximo com pacientes, especialmente durante o Verão, que é quando a doença é mais frequente.

Os vírus que podem causar meningite viral são os enterovírus como echo, coxsackie e poliovírus, arbovírus, vírus da caxumba, da herpes simplex, herpes tipo 6, citomegalovírus, vírus Epstein-Barr, varicela zoster, sarampo, rubéola, parvovírus, rotavírus, varíola, vírus do HIV 1 e alguns vírus que afetam a função respiratória e que podem estar presente na região nasal.

Se deseja saber mais informações sobre a meningite bacteriana, a forma mais grave da doença veja aqui

Como identificar e tratar a Meningite viral

Tratamento para meningite viral

O tratamento para meningite viral dura cerca de 7 dias e deve ser feito em isolamento no hospital por um neurologista, no caso do adulto, ou por um pediatra, no caso da criança.

Não existe um antiviral específico para a meningite viral e, por isso, são utilizados analgésicos e antipiréticos, como o Paracetamol, e injeções de soro para aliviar os sintomas e hidratar o paciente até que o vírus seja eliminado do organismo.

Porém, caso a meningite seja provocada pelo vírus do Herpes Zoster, podem ser utilizados antivirais, como o Aciclovir, para ajudar o sistema imune a eliminar o vírus. Neste caso, a doença é chamada de meningite herpética.

Nos casos mais graves pode ser preciso realizar uma cirurgia cerebral trazendo melhora do quadro. No entanto, em algumas pessoas podem existir complicações que podem levar ao coma e morte cerebral, mas isto é uma complicação rara da doença.

Saiba como é feito o tratamento em casa, sinais de melhora, piora e complicações da doença.

Sintomas da meningite viral

Os sintomas da meningite viral são principalmente a rigidez do pescoço e a febre acima de 38ºC, no entanto outros sinais incluem:

  • Forte dor de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Hipersensibilidade à luz;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade para acordar;
  • Diminuição do apetite.

Normalmente, os sintomas da meningite viral duram entre 7 a 10 dias até que o vírus seja eliminado do organismo do paciente. Descubra mais sobre os sinais de meningite viral em: Sintomas da meningite viral.

O diagnóstico da meningite viral deve ser feito por um neurologista através do exame de sangue ou da punção lombar. Veja outros exames que podem ser necessários.

Sequelas da meningite viral

As sequelas da meningite viral podem incluir perdas de memória, diminuição da capacidade de concentração ou problemas neurológicos, especialmente em pacientes que sofreram de meningite viral antes do 1º ano de vida.

No entanto, as sequelas da meningite viral são raras, surgindo, principalmente, quando o tratamento não é iniciado rapidamente ou não é feito de forma adequada.

Transmissão da meningite viral

A transmissão da meningite viral pode acontecer através do contato próximo com a pessoa infectada e por isso é importante que se ela for tratada em casa, não haja contatos muito próximos. Veja tudo o que você pode fazer para se proteger da meningite viral.

Mais sobre este assunto: