Como saber se a bactéria H. pylori morreu?

“Meu marido fez o tratamento para H. pylori, mas ainda sente queimação no estômago e no esôfago, como saber se a bactéria morreu? ”

Imagem do autor
Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Gastroenterologista perto de você

Existem três exames que podem ser realizados após o tratamento da H. pylori para saber se a bactéria foi eliminada. A recomendação é realizar esses exames depois de 4 semanas após o fim do tratamento.

Os exames que podem ser solicitados para saber se a bactéria morreu, são:

  • Teste respiratório com ureia: é o teste mais comum a ser realizado após o tratamento da H. pylori. É um exame não invasivo e seguro, que é feito ingerindo-se uma cápsula ou um líquido contendo uréia marcada com carbono. Depois, a pessoa deve soprar em um aparelho. Se a bactéria estiver no estômago, ela quebra a ureia e faz o carbono ser detectado pelo aparelho.
  • Teste de antígeno fecal: este teste também pode ser utilizado, e costuma ser a segunda escolha para avaliar a persistência da bactéria após o tratamento. Também é um exame simples e seguro. Consiste na recolha de uma amostra de fezes, e na pesquisa da bactéria nesta amostra.
  • Endoscopia digestiva alta: este exame é invasivo, por isso é reservado apenas para casos mais complexos, em que existem mais fatores de risco como presença de úlcera péptica, sangramento ou suspeita de câncer no estômago. O exame é feito inserindo-se um tubo fino desde a boca até o estômago, que retira uma pequena amostra do estômago, que depois é testada em laboratório para a avaliar a presença da bactéria.

Caso mantenha sintomas de azia, queimação, dor no estômago após o tratamento do H. pylori é importante consultar um gastroenterologista. O médico irá fazer uma avaliação detalhada para determinar se é necessário voltar a repetir o tratamento ou fazer mais algum exame.

40% dos leitores acham este conteúdo útil (5 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Gastroenterologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Como saber se o herpes está melhorando?

Entenda como saber se o seu herpes labial está melhorando, através da análise dos sintomas e do tempo de duração. Saiba também qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Como saber se o hímen foi rompido?

Quando o hímen se rompe é comum surgirem sintomas como sangramento vaginal leve, dor e/ou desconforto no local, mas estes sintomas nem sempre estão presentes. Confira como saber se o hímen foi rompido.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Como saber de quem peguei herpes genital?

Entenda se é possível saber de quem você pegou herpes, como perceber quem pode ter sido a pessoa responsável pela transmissão e qual médico consultar para fazer o tratamento adequado.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Como saber se o hímen foi rompido?

Quando o hímen se rompe é comum surgirem sintomas como sangramento vaginal leve, dor e/ou desconforto no local, mas estes sintomas nem sempre estão presentes. Confira como saber se o hímen foi rompido.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Como saber se estou grávida pela barriga?

É bem difícil conseguir saber se você está grávida tocando ou apertando a barriga, mesmo após o atraso menstrual. Entenda o que pode sentir na barriga na gestação, quando suspeitar de gravidez e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Como saber se o DIU está fora do lugar?

Veja um passo a passo para saber se o DIU pode estar fora do lugar e saiba o que fazer, incluindo qual o melhor médico para consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo H. pylori: o que é, sintomas, como se pega e tratamento

H. pylori: o que é, sintomas, como se pega e tratamento

H. pylori, ou Helicobacter pylori, é uma bactéria que se aloja no estômago ou intestino, prejudica a barreira protetora e estimula a inflamação, provocando sintomas como dor e queimação...

Imagem ilustrativa do artigo 12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento

12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento

As bactérias são pequenos microrganismos que estão naturalmente presentes no organismo e no ambiente e que podem ou não causar doença.

Imagem ilustrativa do artigo 6 sintomas de H. pylori no estômago

6 sintomas de H. pylori no estômago

A H. pylori é uma bactéria que pode sobreviver no estômago e causar vários sintomas desagradáveis como indigestão e arrotos frequentes. Veja outros sintomas de H. pylori que deve ficar atento e faça nosso teste online para saber quais as chances de estar com essa bactéria.

Imagem ilustrativa do artigo KPC (superbactéria): o que é, sintomas, transmissão e tratamento

KPC (superbactéria): o que é, sintomas, transmissão e tratamento

A superbactéria KPC, Klebsiella pneumoniae carbapenemase, é resistente a maioria dos antibióticos existentes mas a combinação de alguns tipos de antibióticos pode aumentar as chaces de cura. Saiba mais sobre a KPC, sintomas da infecção, como é acontece a transmissão e tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Superbactérias: o que são, quais são e tratamento

Superbactérias: o que são, quais são e tratamento

As superbactérias são também conhecidas como bactérias multirresistentes e corresponde aos microrganismos não são combatidos de forma eficaz pelos antibióticos normalmente utilizados, o que torna o tratamento mais complicado. Conheça mais sobre as superbactérias, quais são e como deve ser o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Dieta para H. pylori: o que comer e o que evitar

Dieta para H. pylori: o que comer e o que evitar

Na dieta para H. pylori devem ser evitados alimentos como café, chá, refrigerantes e frituras, pois essa bactéria reside no estômago e pode causar gastrite, por isso é recomendado consumir alimentos de fácil digestão. Veja o que comer e o que evitar na dieta para H. Pylori com exemplo de cardápio.

Imagem ilustrativa do artigo Estômago inchado: 7 principais causas (e o que fazer)

Estômago inchado: 7 principais causas (e o que fazer)

A sensação de estômago inchado geralmente está relacionada com má digestão, intolerância a alguns alimentos ou excesso de gases. No entanto, também pode ser sinal de infecções, como H. Pylori. Confira as principais causas de estômago inchado e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Metaplasia intestinal: o que é, sintomas e tratamento

Metaplasia intestinal: o que é, sintomas e tratamento

A metaplasia intestinal são lesões que podem se tornar câncer de estômago. Geralmente está associada à infecção da bactéria H. pylori, gastrite e úlcera gástrica podem surgir dor e queimação no estômago, náuseas e fezes escuras. Saiba mais como é feito o tratamento.