Mangaba

publicidade

Mangaba é o fruto da mangabeira, podendo ser utilizado como planta medicinal. Ela é parecida com um pessegueiro e tem frutos redondos amarelos com um leve toque de vermelho, que se assemelham a pêssegos mas que são do tamanho de uma ameixa. O seu interior é leitoso e só deve ser consumida quando madura porque quando está verde produz um suco que pode causar problemas de saúde.

A mangaba pode ser encontrada desde o Norte até ao Sudeste do Brasil, podendo o seu fruto ser comprado em feiras livres e mercados com um preço médio de 2 reais por quilo. Já sua casca e raiz podem ser compradas em lojas de produtos naturais.

O nome científico da mangaba é Hancornia speciosa.

Para que serve a Mangaba

A mangaba é muito utilizada pela indústria Brasileira para fazer sucos, polpas, geleias e sorvetes. No entanto, pode também ser utilizada pelos seus benefícios medicinais por ser muito rica em ferro, vitaminas A, B1, B2 e C. O chá de folha de mangaba é um bom remédio para os pacientes hipertensos devido à sua ação vasodilatadora que regula e mantém a pressão arterial em níveis normais. Pode também ser usada para ajudar a curar gripes, problemas renais e cólicas menstruais. O seu fruto ajuda no tratamento de indivíduos com diabetes e colesterol alto. Infusões da casca de mangaba são usadas para curar icterícia e problemas do fígado e do baço. 

Propriedades da Mangaba

As principais propriedades da mangaba são a sua ação anti-hipertensora, antiulcerogênica, digestiva e laxante. 

Modo de uso da Mangaba

Todas as partes da mangaba pode ser utilizadas, incluindo seu fruto, casca, folhas e raiz. Geralmente é mais utilizada a sua casca para fazer chá. Podem ainda ser feitas infusões com a sua casca e folhas.

  • Chá de mangaba: colocar 2 colheres (de sopa) de casca de mangaba em meio litro de água fervente. Deixar ferver por cerca de 10 minutos e depois deixar repousar por mais 10 minutos. Devem ser bebidas 2 a 3 xícaras por dia e pode ser bebido bem gelado.

Efeitos colaterais da Mangaba

Não existem efeitos colaterais no uso de mangaba, apenas se seu fruto for consumido verde.

Contraindicações da Mangaba

A mangaba tem a contraindicação de não poder ser consumida quando ainda está verde.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade