Manchas de Bitot

publicidade

As manchas de Bitot são uma lesão ocular caracterizada pelo aparecimento de manchas brancas acinzentadas, ovais, espumosas e de formato irregular, na parte interna dos olhos, devido à alta concentração de queratina na conjuntiva devido à falta de vitamina A no organismo.

Quando as manchas de Bitot se tornam maiores, o indivíduo pode desenvolver uma doença chamada xeroftalmia ou cegueira noturna, que consiste na incapacidade de produzir lágrimas e dificuldades em enxergar, especialmente à noite. Saiba mais em: Xerofalmia.

Fotos das Manchas de Bitot

Sintomas das Manchas de Bitot

Os sintomas das manchas de Bitot incluem o aparecimento de manchas brancas acinzentadas na parte interna do olho, assim como:

  • Diminuição da lubrificação dos olhos;
  • Cegueira noturna;
  • Infeção nos olhos.

O diagnóstico das manchas de Bitot pode ser feito através de uma biópsia do tecido lesionado e através de uma pesquisa da quantidade de vitamina A no sangue.

Causas das Manchas de Bitot

A principal causa das manchas de Bitot é a deficiência de vitamina A que pode ocorrer devido à carência desta vitamina através da alimentação ou da síndrome de má absorção.

Tratamento das Manchas de Bitot

O tratamento para as manchas de Bitot consiste no aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina A, no uso de colírios específicos e de Palminato de Retinol prescritos pelo oftalmologista e suplementação vitamínica, se necessário.

Além disso, o oftalmologista pode prescrever antibióticos para prevenir uma infeção bacteriana.

Saiba quais os alimentos ricos em vitamina A em: Alimentos ricos em vitamina A.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade