Macela

publicidade

A macela é uma planta medicinal, também conhecida como Alecrim-de-parede, Camomila-nacional, Carrapichinho-de-agulha, Macela-de-campo, Macela-amarelo ou Macelinha, muito utilizada como remédio caseiro para acalmar.

O seu nome científico é Achyrocline satureioides e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres. Com a macela pode-se fazer um ótimo remédio caseiro para dor de dente. Veja como preparar em: Remédio caseiro para dor de dente.

Para que serve a macela

A macela serve para ajudar no tratamento de azia, cálculo biliar, dor de cabeça, cólicas intestinais, cãibras, contusões, diarreias, problemas gástricos e digestivos, dor de estômago, febre, gastrite, impotência, feridas e úlceras, má digestão, nervosismo, resfriado, retenção de líquidos, reumatismo, icterícia, colesterol alto, cistite, nefrite e colecistite.

Propriedades da macela

As propriedades da macela incluem sua ação antiviral, antiespasmódica, anti-séptica, anti-inflamatória, calmante, antialérgica, adstringente, relaxante, tônica, digestiva e expectorante.

Modo de uso da macela

A parte usada da macela são suas flores abertas e secas.

  • Chá de macela: colocar 10 g de flores em uma xícara de água fervente, deixar repousar por 10 minutos, coar e beber 3 a 4 vezes ao dia.

Efeitos colaterais da macela

Não estão descritos efeitos colaterais da macela

Contraindicações da Macela

Não foram encontradas contraindicações da macela.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade