Macela

publicidade

A macela é uma planta medicinal em forma de arbusto que possui pequenas flores amarelas que pode ser utilizada como remédio caseiro para acalmar.

A Macela também é conhecida popularmente por Erva-dos-soldados, Camomila nacional, Milefólio, Marcela-do-campo e Milfolhada. Seu nome científico é Achyrocline satureioides.

Para que serve a Macela

Azia, cálculo biliar, dor de cabeça, cólicas intestinais, cãibras, contusões, desordens menstruais, diarreias, disenteria, disfunções gástricas e digestivas, dor de estômago, estimulante da circulação, febre, gastrite, impotência, inapetência, inflamação, lavar feridas e úlceras, má digestão, pele e cabelos delicados, nervosismo, resfriado, retenção de líquidos, reumatismo, chulé, icterícia, colesterol alto, cistite, nefrite, colecistite.

Suas flores secas são utilizadas em muitas regiões para o preenchimento de travesseiros e acolchoados.

Propriedades da Macela

Possui flavonoides, substância amarga e aromática, tanino, ésteres, óleo essencial, saponinas, e por isso é antiviral, antiespasmódica, antisséptica, anti-inflamatória, calmante, antialérgica, adstringente, relaxante, tônica, digestiva e expectorante.

Modo de uso da Macela

Partes utilizadas: flores.

  • Chá de macela: 10 g de flores para 1 xícara de água, tomar de 3 a 4 vezes ao dia.
  • Aromatizante: Travesseiros preenchidos com as flores de macela favorecem o sono.

Contraindicações da Macela

Pessoas alérgicas, ou que estejam em tratamento de quimioterapia.

Link útil:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 12/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.