Líquen Plano

publicidade

Líquen Plano é uma doença inflamatória que afeta a pele, mucosas, unhas e couro cabeludo. Esta doença é caracterizada por lesões pequenas, com o aspecto enrugado, têm um brilho característico, acompanhadas de intensa coceira. As lesões raramente aparecem no rosto, podendo afetar homens e mulheres de qualquer idade.

Sintomas do líquen plano

São sintomas do líquen plano:

  • lesões características na boca, tronco, punhos e vagina;
  • intensa coceira;
  • aftas;
  • queda de cabelo;
  • manchas escuras na pele;
  • sensação de ardência;
  • queimação na boca;
  • diminuição da espessura das unhas.

Estes sintomas são mais frequentes no tronco, braços e pernas.

Fotos do líquen plano

Fonte: Centers for Disease Control and Prevention

Causas do líquen plano

As causas de líquen plano são desconhecidas, porém, lesões semelhantes a da doença costumam se manifestar em sujeitos expostos a substâncias como o ouro, quinacrina e quinidina, e aparece com mais frequência em situações de estresse.

O líquen plano aparece de repente, podendo durar semanas. A doença tende a desaparecer por si só, mas volta a aparecer em poucos meses. Esses episódios podem durar anos, sendo incômodo e desconfortável para o indivíduo.

Diagnóstico de líquen plano

O diagnóstico é feito por um dermatologista através da biópsia da pele. Essa é a maneira mais segura, pois o líquen plano se assemelha clinicamente a outras doenças dermatológicas.

Tratamento para líquen plano

O tratamento utiliza um anti-histamínico como difenidramina ou hidroxizina, que diminuem a coceira, mas provocam sonolência. Podem ser utilizados corticosteróides ou outros medicamentos como tretinoína, aplicados diretamente sobre a pele ou administrados via oral.

O líquen plano pode voltar a surgir após o tratamento, sendo recomendado um tratamento prolongado durante um surto da doença.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 19/07/2014 Última atualização da página: 28/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.