Linfócitos

publicidade

O que são:

Os linfócitos são um tipo de célula de defesa do organismo que é um ótimo indicador do estado de saúde do indivíduo. Os linfócitos, juntamente com os eosinófilos, basófilos, monócitos e neutrófilos, formam os glóbulos brancos do sangue. Eles são de 3 tipos diferentes: os linfócitos B, os linfócitos T e os linfócitos Natural Killer (NK).

Os valores reais dos linfócitos são obtidos através de um exame de sangue conhecido como leucograma, apresentado geralmente no hemograma.

Linfócitos altos (linfocitose)

Os valores de linfócitos estarão altos (linfocitose) quando o paciente apresentar alguma infecção, como hepatite viral, toxoplasmose, rubéola, infecção aguda por HIV, leucemia linfocítica crônica ou aguda, por exemplo.

Linfócitos baixos (infopenia)

Os linfócitos baixos podem significar a presença de infecções e enfermidades agudas, doença de Hodgkin, lúpus, anemia aplásica, insuficiência renal, Aids e estado terminal de câncer, por exemplo.

Os valores também ficam alterados quando o paciente está desnutrido, situação que se normaliza assim que o estado de desnutrição se reverte.

Valores de referência dos Linfócitos

Os valores de referência dos linfócitos são de 20 a 50% ou 1500 a 5000/mm3 de sangue.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 17/01/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.