Leucemia tem cura?

Atualizado em abril 2023

A leucemia é um tipo de câncer que, em alguns casos, tem cura, principalmente quando a doença é diagnosticada numa fase inicial e tratada rapidamente.

No entanto, quando a leucemia é diagnosticada tardiamente, e em casos onde o organismo da pessoa já está muito debilitado, a cura da doença pode ser mais difícil.

O tratamento da leucemia é feito de acordo com o tipo e a fase da doença, a idade e o estado geral de saúde da pessoa, podendo incluir quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou transplante de medula óssea, por exemplo. Veja mais sobre o tratamento da leucemia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais tratamentos

Os tratamentos da leucemia variam de acordo com o tipo e a fase da doença, incluindo:

1. Quimioterapia

A quimioterapia é um dos principais tratamentos indicados para leucemia e tem como objetivo promover a eliminação das células cancerígenas, ajudando a combater o câncer.

Esse tratamento pode ser indicado para todos os tipos de leucemia e consiste na administração de medicamentos na forma de comprimidos ou injeções, que podem ser aplicadas diretamente na veia. Veja mais detalhes de como é feita a quimioterapia.

2. Radioterapia

A radioterapia tem como objetivo eliminar ou diminuir o crescimento das células cancerígenas, sendo realizada a partir da aplicação de radiação, que é emitida por um aparelho e direcionada para uma região que tenha um aglomerado de células cancerígenas.

A radioterapia é geralmente indicada quando há risco do câncer se espalhar para outras áreas do corpo, podendo ser feita em combinação com a quimioterapia. Conheça mais sobre a radioterapia.

3. Imunoterapia

A imunoterapia é um tipo de tratamento que fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater as células cancerígenas.

A imunoterapia pode ser indicada quando os outros tratamentos não são eficazes ou quando os tratamentos disponíveis causam efeitos colaterais graves ou intensos, colocando a vida da pessoa em risco, por exemplo. Entenda como funciona a imunoterapia.

4. Terapia-alvo

A terapia-alvo é um tipo de tratamento que tem como objetivo usar medicamentos que detectam e combatem as células cancerígenas, preservando as células saudáveis.

Geralmente a terapia-alvo é feita com o uso de medicamentos na forma de comprimidos, mas também pode ser feita através de injeções na veia, podendo ser indicada em casos de leucemia mieloide ou linfóide, por exemplo.

5. Transplante de medula

O transplante de medula óssea é uma das formas de tratamento para leucemia e consiste em introduzir, através de um cateter, que é um fino tubo, as células de medula óssea de um doador saudável na corrente sanguínea da pessoa.

Esse tipo de tratamento estimula a produção de células de defesa saudáveis que possam combater o câncer. Veja como é feito o transplante de medula óssea.

6. Terapia genética de Car T-Cell.

A terapia genética de Car T-Cell é um tratamento que consiste no uso de genes para alterar o sistema imunológico, favorecendo o reconhecimento e eliminação das células tumorais. Veja como é feita a terapia genética de Car T-Cell.

Atualmente, a terapia genética de Car T-Cell pode ser indicada para pessoas com leucemia linfóide aguda B (LLA B).