Leite de Cabra para o Bebê

publicidade

O leite de cabra para o bebê é uma alternativa quando a mãe não pode amamentar ou quando o bebê tem alergia ao leite de vaca.

O leite de cabra é semelhante ao leite de vaca mas é mais facilmente digerido e tem menos gordura saturada. Porém o leite de cabra tem baixo teor em ácido fólico, assim como deficiência de vitamina C, B12 e B6. Por isso, é necessário suplementação em vitaminas, especialmente o ácido fólico quando o bebê faz leite de cabra.

Para dar o leite de cabra é preciso tomar alguns cuidados como ferver o leite por pelo menos 5 minutos e misturar o leite com um pouco de água mineral ou com água fervida. As quantidades são:

  • 30 ml de leite de cabra para o bebê recém nascido no 1º mês + 60ml de água,
  • Meio copo de leite de cabra para bebe 2 meses + meio copo de água,
  • Dos 3 aos 6 meses: 2/3 de leite de cabra + 1/3 de água,
  • Com mais de 7 meses: pode dar o leite de cabra puro, mas sempre fervido.

O leite de cabra para o bebê com refluxo não é indicado quando o refluxo do bebê se deve ao consumo de proteínas do leite de vaca, pois apesar do leite de cabra ter melhor digestão que o leite de vaca eles são semelhantes e pode também originar o refluxo.

O leite de cabra não é o substituto ideal do leite materno mas é uma alternativa, porém antes de se fazer qualquer alteração alimentar no bebê é importante o aconselhamento com o pediatra ou o nutricionista.

Informação nutricional do leite de cabra

ComponentesQuantidade de leite de cabra por 100 ml
Energia68,5 calorias
Proteínas3,4 g
Gorduras4,1 g
Carboidratos4,5 g
Cálcio120,5 mg
Fósforo102 mg
Ferro0,04 mg
Vitamina C1,5 mg
Ácido fólico1 mcg

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 19/07/2014 Última atualização da página: 05/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.