Leite de Cabra para o Bebê

Atualizado em setembro 2018

O leite de cabra para o bebê é uma alternativa quando a mãe não pode amamentar e em alguns casos quando o bebê tem alergia ao leite de vaca. Isso porque o leite de cabra não tem a proteína Alfa S1 caseína, que é a principal responsável pelo desenvolvimento de alergia ao leite de vaca.

O leite de cabra é semelhante ao leite de vaca e tem lactose, mas é mais facilmente digerido e tem menos gordura. Porém, o leite de cabra tem baixo teor em ácido fólico, assim como deficiência de vitamina C, B12 e B6. Por isso, pode ser a suplementação de vitaminas, que deve ser recomendada pelo pediatra.

Imagem ilustrativa número 1

Para dar o leite de cabra é preciso tomar alguns cuidados, como ferver o leite por pelo menos 5 minutos e misturar o leite com um pouco de água mineral ou com água fervida. As quantidades são:

  • 30 ml de leite de cabra para o bebê recém-nascido no 1º mês + 60 ml de água,
  • Meio copo de leite de cabra para bebe 2 meses + meio copo de água,
  • Dos 3 aos 6 meses: 2/3 de leite de cabra + 1/3 de água,
  • Com mais de 7 meses: pode dar o leite de cabra puro, mas sempre fervido.

O leite de cabra para o bebê com refluxo não é indicado quando o refluxo do bebê se deve ao consumo de proteínas do leite de vaca, pois apesar do leite de cabra ter melhor digestão, eles são semelhantes e este leite também pode  causar refluxo.

É importante lembrar que o leite de cabra não é o substituto ideal do leite materno, e antes de se fazer qualquer alteração alimentar no bebê é importante o aconselhamento do pediatra ou nutricionista.

Informação nutricional do leite de cabra

A tabela a seguir traz a comparação de 100 g de leite de cabra, de leite vaca e leite materno.

Componentes Leite de Cabra Leite de Vaca Leite Materno
Energia 92 kcal 70 kcal 70 kcal
Proteínas 3,9 g 3,2 g 1, g
Gorduras 6,2 g 3,4 g 4,4 g
Carboidratos (Lactose) 4,4 g 4,7 g 6,9 g

Além disso, o leite de cabra contém quantidades adequadas de cálcio, vitamina B6, vitamina A,  fósforo, magnésio, manganês e cobre, mas possui baixos teores de ferro e ácido fólico, o que aumenta o risco de desenvolver anemia.

Veja outras alternativas ao leite materno e ao leite de vaca em: