Laranja-amarga: para que serve e como usar

Atualizado em novembro 2023
Evidência científica

A laranja-amarga é uma planta medicinal, da espécie Citrus aurantium, muito utilizada como um suplemento dietético para auxiliar no tratamento da obesidade, pois é rica em p-sinefrina, que ajuda a diminuir o apetite e aumentar o metabolismo.

Além disso, também pode ser indicada para auxiliar o tratamento de má digestão, insônia, estresse, dor de cabeça ou prisão de ventre, pois tem ação anti-inflamatória, antisséptica, relaxante, digestiva e diurética.

A laranja amarga, também conhecida como laranja-azeda, laranja-cavalo e laranja-da-china, pode ser consumida na sua forma natural ou usada para o preparo de chá, suco, compotas, geleias e doces em geral, além de ser encontrada na forma de óleo essencial em lojas de produtos naturais.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A laranja-amarga é indicada para auxiliar no tratamento de:

  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Prisão de ventre ou excesso de gases;
  • Má digestão;
  • Estresse;
  • Escorbuto;
  • Gripes ou febre;
  • Insônia;
  • Ácido úrico alto;
  • Artrite;
  • Dor de cabeça;
  • Doenças respiratórias.

A laranja amarga é rica em p-sinefrina, vitamina C e A, fósforo, cálcio, ferro e fibras, que lhe conferem propriedades inibidora do apetite, laxante, anti-inflamatória, antirreumática, antisséptica, calmante, digestiva, depurativa, diurética, vermífuga e antidepressiva.

Apesar das suas propriedades, o consumo da laranja-amarga não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, e deve ser usada com orientação do médico ou fitoterapeuta.

Como usar

A laranja-amarga pode ser consumida na sua forma natural para o preparo de sucos, ou utilizando as folhas, casca, flores e frutos, para o preparo do chá ou óleo essencial.

1. Chá de casca de laranja-amarga

O chá de casca de laranja-amarga pode ser usado para ajudar a emagrecer, aliviar a prisão de ventre ou reduzir o ácido úrico no sangue.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de casca de laranja-amarga;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e adicionar a laranja-amarga, deixando repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber 1 xícara, pelo menos 3 vezes ao dia.

2. Chá de folhas de laranja-amarga

O chá de folhas de laranja-amarga pode ser usado auxiliar no tratamento da insônia e do estresse, devido suas propriedades calmantes e sedativas.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas de laranja-amarga;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes em uma panela e deixar ferver por cerca de 15 minutos em fogo baixo. Em seguida, desligar o fogo e deixar repousar por 10 a 15 minutos. Depois, deve-se coar, esperar amornar e beber 2 xícaras à noite antes de deitar.

3. Óleo essencial de laranja-amarga

O óleo essencial de laranja amarga pode ser extraído da casca ou das folhas, e usado como aromaterapia para ajudar a relaxar, acalmar, reduzir a insônia e o estresse.

Para fazer a aromaterapia com o óleo essencial de laranja-amarga, deve-se adicionar 3 a 4 gotas do óleo e um pouco de água, no interior de um aromatizador elétrico ou num difusor de ambiente. A nuvem de fumaça ou vapor formado, permite liberar o aroma por todo o cômodo. Veja outras formas de fazer aromaterapia.

Outra forma de usar o óleo essencial de laranja-amarga é misturar 2 gotas do óleo essencial em algumas gotas de um óleo vegetal, como óleo de coco ou óleo de amêndoas doces, por exemplo. Em seguida, aplicar sobre a pele do pulso, e inalar o aroma.

Se o óleo essencial de laranja-amarga misturado com outro óleo vegetal for aplicado sobre a pele do pulso, é recomendado evitar a exposição ao sol por até 6 horas após o uso, além de aplicar protetor solar para evitar queimaduras na pele.

4. Cápsulas de laranja amarga

A laranja-amarga na forma de cápsula, que deve ser usada de acordo com a orientação do médico ou do nutricionista, sendo normalmente indicada 1 cápsula contendo 10 mg de sinefrina, no café da manhã e no almoço.

Possíveis efeitos colaterais

A laranja amarga é considerada segura quando consumida na alimentação ou na forma de suco, sem excessos.

No entanto, na forma de chá ou cápsula, por possuírem maior quantidade de sinefrina, com efeito estimulante, podem ocorrer efeitos colaterais como aumento da pressão arterial, dor de cabeça, nervosismo, aumento dos batimentos cardíacos ou maior sensibilidade à luz.

Além disso, quando aplicado o óleo essencial sobre a pele, pode provocar queimaduras quando a pele é exposta ao sol.

Outro efeito colateral que pode ocorrer é alergia, especialmente em pessoas que possuem alergias a alimentos cítricos, pólen ou ouras plantas, podendo surgir vômitos, diarreia ou dor abdominal. Nesses casos, deve-se procurar atendimento médico imediatamente.

Quem não deve usar

A laranja-amarga não deve ser usada por pessoas que tenham pressão alta, glaucoma, arritmia, problemas cardíacos, alergia ao pólen ou alimentos citricos.

Quando usado na alimentação, a laranja-amarga parece ser segura na gravidez e na amamentação. No entanto, o uso do chá, óleo essencial ou cápsulas é contra-indicado.

Além disso, a laranja-amarga deve ser usada com cautela por diabéticos, uma vez que pode baixar o açúcar do sangue e causar hipoglicemia.

Devido aos seus efeitos estimulantes, é recomendado interromper o uso da laranja-amarga pelo menos 2 semanas antes de qualquer cirurgia.