Jucá

publicidade

O Jucá também chamado de Pau-ferro, Jucaína, Icainha, Miraobi, Miraitá, Muiraitá, Guratã, Ipu, Árvore Leopardo e Muirapixuna é uma planta medicinal de tronco liso e descamante com manchas esbranquiçadas, que atinge até 20 metros de altura. 

O Jucá possui folhas compostas, flores amareladas e frutos pretos avermelhados. O chá feito com sua casca pode ser usado no tratamento de contusões, tosses e anemia. Seu nome cientifico é Caesalpinea Ferrea.

O jucá pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.

Para que serve o Jucá

O Jucá serve para o tratamento de diabetes, gengivite, infecções bronco-pulmonares, amígdalas, infecções gastrointestinais, gota, sífilis, hemorragias, reumatismo, disenteria, asma, cólica intestinal, tosse com catarro e hemorroidas.

Propriedades do Jucá

O Jucá possui propriedade adstringente, antidiarreico, cicatrizante, sedativa, tônica, anti-inflamatória, anti- séptica, expectorante e afrodisíaca.

Modo de uso do Jucá

O uso do Jucá pode ser feito com o chá das folhas, com o cozimento e infusão de suas cascas ou em pó, vendido em lojas de produtos naturais.

  • Chá com as folhas de jucá: Usar 2 colheres de chá de folhas secas de Jucá para um 1 litro de água. Cozinhar as folhas por 10 minutos, coar e tomar.
  • Bebida com o pó de Jucá: Usar 1 colher de chá do pó de Jucá encontrados em lojas de produtos naturais num 1 copo de água, suco ou leite. Misturar o pó na bebida de preferência e beber.

A quantidade de chá a ser ingerida deverá ser sob orientação de um especialista fitoterápico. Recomenda-se conservar o chá na geladeira.

Efeitos colaterais do Jucá 

Os efeitos colaterais do Jucá não foram encontrados na literatura consultada. Porém nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica e nenhuma planta medicinal deve ser consumida em excesso.

Contraindicações do Jucá

O Jucá é contra indicado para gestantes, para mulheres que amamentam e mulheres no período menstrual.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade