Janaúba

PUBLICIDADE

A janaúba é uma planta medicinal conhecida também como janaguba, tiborna, jasmim-manga, pau santo e raivosa. Ela possui folhas verdes largas, flores alvas e produz látex com propriedades cicatrizante e germicida.

A Janaúba pode ser usada no tratamento de furúnculos e úlcera gástrica. Ela pode ser comprada em alguns mercados e lojas de produtos naturais. Seu nome cientifico é Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel.

Para que serve a Janaúba

A janaúba serve para auxiliar no em tratamentos do sistema digestivo como úlcera gástrica e gastrite, febre, vermes intestinais, luxações, furúnculos, herpes, feridas e artrite e apesar de não estar cientificamente comprovado, a população acredita que a janaúba também possa ser utilizada contra a aids e alguns tipos de câncer como câncer de pulmão e câncer linfático.

Propriedades da Janaúba

A janaúba possui propriedades purgativa, analgésica, vermifuga, febrífugo, anti-inflamatória, estimulante do sistema imunológico e cicatrizante.

Modo de uso da Janaúba

A parte utilizada da janaúba é o látex que é extraído do tronco da planta.

O látex diluído em água resulta em leite de janaúba que pode ser utilizado via oral, em compressas ou duchas para tratamentos na cavidade vaginal ou anal. 

  • Leite de janaúba: Diluir o látex em água para obter leite de janaúba. Depois, usar 18 gotas de leite para um litro de água fria e diluir. Recomenda-se tomar duas colheres de sopa após o café, duas colheres depois do almoço e duas depois do jantar.

Efeitos colaterais da Janaúba

A janaúba só deve ser utilizada sob orientação medica pois quando utilizada em doses superiores a 36 gotas do seu extrato pode ser tóxica para o fígado.

Contraindicações da Janaúba

Não foram encontradas contraindicações da Janaúba na literatura utilizada. 

Janaúba
Janaúba
Janaúba

Referência Bibliográfica

Eliane Leite de Sousa, et al.  Antitumor activity of leaves of himatanthus drasticus (mart. ) plumel-apocynaceae (janaguba) in the treatment of Sarcoma 180 tumor. Acesso em Ago, 2013.

Link útil:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE