Insuficiência Mitral

publicidade

A insuficiência mitral é a incapacidade da válvula mitral em fazer com que o sangue que vem dos pulmões, passe do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo e desse, não seja totalmente expelido do coração. O coração humano é dividido em 4 câmeras (2 átrios e 2 ventrículos), sendo 1 átrio direito e 1 esquerdo e 1 ventrículo direito e 1 esquerdo. O átrio esquerdo se comunica com o ventrículo esquerdo através da válvula mitral. Essa válvula tem a função de evitar que o sangue volte do coração para o pulmão, fazendo com que a circulação sanguínea siga um só caminho ( pulmão> coração> corpo> pulmão).

Quando essa válvula apresenta defeito, esse sangue ao invés de sair do coração, volta do ventrículo para o átrio, e deste volta para o pulmão, prejudicando a circulação sanguínea. É o que chamamos de insuficiência mitral.  Ela caracteriza uma doença cardíaca e quando é grave é preciso fazer uma cirurgia chamada de valvuloplastia (correção) da válvula ou até mesmo uma troca da válvula por outra metálica ou biológica (produzida com de tecidos do coração de animais- bovinos ou suínos).

Tipos da insuficiência mitral

Os tipos da insuficiência mitral são: 

  • Insuficiência mitral leve, mínima ou discreta

A insuficiência mitral leve, mínima ou discreta é aquela que só é diagnosticada pelo médico durante a ausculta de um  indivíduo e perceber o som característico do sopro cardíaco. Ela não produz sintomas, não é grave e não necessita de tratamento clínico.

  • Insuficiência mitral moderada

A insuficiência mitral moderada é aquela que já apresenta sintomas, mas que não são graves e que nem sempre necessita de tratamento imediato. O médico poderá solicitar exames periódicos para avaliar a função cardíaca.

  • Insuficiência mitral severa

A insuficiência mitral severa é aquela que pode gerar sintomas e é necessário tratar pois pode causar edema pulmonar e outras complicações. Seu tratamento pode ser feito com a tomada de medicamentos ou substituição da válvula por outra metálica ou biológica e a sua escolha vai depender do comprometimento da válvula e da idade do paciente.

  • Insuficiência mitral aguda

A insuficiência mitral aguda pode ser causada por uma ruptura do músculo cardíaco devido a um infarto agudo do miocárdio ou de uma endocardite infecciosa, por exemplo. Neste caso a válvula mitral encontra-se comprometida e não consegue fechar adequadamente o ventrículo, acumulando sangue no coração.

  • Insuficiência mitral crônica

A insuficiência mitral crônica pode ser causada por doenças reumáticas, prolapso da válvula mitral, calcificação da própria válvula mitral, deficiência congênita da válvula ou miocardiopatia hipertrófica ou dilatada. Ela é geralmente progressiva e deve ser tratada com a tomada de medicamentos e a cirurgia para a troca da válvula mitral.  

Sintomas da insuficiência mitral

Os sintomas da insuficiência mitral discreta, leve ou mínima geralmente não são percebidos pelo indivíduo e só se manifestam quando a doença se agrava.

São sintomas da insuficiência mitral severa ou importante:

  • Tosse;
  • Falta de ar;
  • Inchaço nas pernas.

Causas da insuficiência mitral

As causas da insuficiência mitral podem ser:

  • Degeneração da própria válvula mitral;
  • Doença da coronária;
  • Doenças reumáticas ( maior causa no Brasil);
  • Endocardite infecciosa;
  • Doenças do colágeno como a síndrome de Marfan;
  • Traumatismo;
  • Efeito colateral de medicamentos como Fenfluramina.

Diagnóstico da insuficiência mitral

O diagnóstico da insuficiência mitral é feito com base em exames como:

  • Ausculta cardíaca que revela sopro cardíaco;
  • Eletrocardiograma e raio-x de tórax que revelam aumento do lado esquerdo do coração e/ou congestão pulmonar;
  • Ecocardiografia- melhor método para quantificar e classificar a insuficiência mitral.

Tratamento para insuficiência mitral

O tratamento para insuficiência mitral  pode ser feito com a tomada de medicamentos como os diuréticos, betabloqueadores e inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), e nos casos mais graves pode-se recorrer à cirurgia cardíaca para correção ou substituição da válvula mitral.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 26/06/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.