Insuficiência Mitral

publicidade

A insuficiência mitral acontece quando uma "peça" do coração, chamada de válvula mitral, fica com um defeito, prejudicando a circulação sanguínea e causando sintomas como cansaço, falta de ar ou inchaço nos pés e tornozelos.

Na insuficiência mitral, a válvula mitral, que permite a passagem do sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo, como mostra a imagem, não fecha totalmente, fazendo com que um pequeno volume de sangue retorne para os pulmões ao invés de sair do coração para irrigar o corpo, como deveria.

A circulação fica mais prejudicada quanto mais danificada estiver a válvula mitral, que normalmente perde a força com a idade, ou após um infarto do miocárdio, por exemplo. Porém, a insuficiência mitral também pode ser um problema de nascença. De qualquer forma, a insuficiência mitral pode ser tratada com remédios ou cirurgia.

Sintomas da insuficiência mitral

Os sintomas da insuficiência mitral incluem:

  • Falta de ar, especialmente ao fazer algum esforço ou quando for dormir;
  • Cansaço;
  • Tosse, principalmente à noite;
  • Palpitações no coração e coração acelerado;
  • Inchaço nos pés e tornozelos.

Na presença destes sintomas, o individuo deve consultar o cardiologista que ouve o coração usando um estetoscópio e, se necessário, recomenda a realização de outros exames, como eletrocardiograma, raio X de tórax ou ecocardiografia para observar o grau de gravidade da válvula mitral.

Tipos de insuficiência mitral

Os tipos de insuficiência mitral incluem:

  • Insuficiência mitral leve, mínima ou discreta

A insuficiência mitral leve, mínima ou discreta só é diagnosticada quando o médico escuta um som diferente ao ouvir o coração do paciente com o estetoscópio. Ela não produz sintomas, não é grave e não necessita de tratamento clínico.

  • Insuficiência mitral moderada

A insuficiência mitral moderada causa sintomas como cansaço, por exemplo, mas que não são graves e, por isso, nem sempre é necessário tratamento imediato. Nestes casos, o médico apenas ouve o coração do paciente e prescreve exames, como a ecocardiografia ou raio X de tórax para observar a válvula mitral e verificar se a insuficiência mitral piorou.

  • Insuficiência mitral severa

A insuficiência mitral severa causa sintomas como falta de ar, tosse e inchaço dos pés e tornozelos e, por isso, é necessário tratá-la com remédios ou cirurgia para correção ou substituição da válvula, dependendo da sua gravidade e idade do paciente.

  • Insuficiência mitral aguda

A insuficiência mitral aguda pode ser causada por uma ruptura do músculo cardíaco devido a um infarto agudo do miocárdio ou de uma endocardite infecciosa, por exemplo. Neste caso, pode ser necessária cirurgia para reparar ou substituir a válvula.

  • Insuficiência mitral crônica

A insuficiência mitral crônica pode ser causada por doenças reumáticas, prolapso da válvula mitral, calcificação da própria válvula mitral ou deficiência congênita da válvula. Ela é geralmente progressiva e deve ser tratada com remédios ou cirurgia para a troca da válvula.

Causas da insuficiência mitral

As causas da insuficiência mitral podem ser:

  • Degeneração da própria válvula mitral;
  • Doença da coronária;
  • Doenças reumáticas;
  • Endocardite infecciosa;
  • Doenças do colágeno, como a síndrome de Marfan;
  • Efeito colateral de medicamentos, como a Fenfluramina ou Ergotamina, por exemplo.

Além disso, a insuficiência mitral pode ser um problema de nascença e pode surgir após um infarto, pois a válvula mitral pode ficar afetada, sendo que também há um maior risco de se desenvolver insuficiência mitral se houver histórico da doença na família.

Tratamento para insuficiência mitral

O tratamento para insuficiência mitral pode ser feito com remédios como os diuréticos, betabloqueadores ou inibidores da enzima conversora de angiotensina, embora a insuficiência mitral só possa ser curada com cirurgia cardíaca para correção ou substituição da válvula mitral.

Saiba mais sobre a cirurgia para correção da válvula mitral em: Valvuloplastia.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade