Inserção velamentosa

publicidade

O que é

A inserção velamentosa é uma problema na ligação do cordão umbilical à placenta, reduzindo a nutrição do bebê durante a gravidez, podendo causar sequelas como restrição de crescimento no bebê, sendo necessário maior vigilância através de ultrassonografias para acompanhar o seu desenvolvimento. 

Neste caso, o cordão umbilical se implanta nas membranas e os vasos umbilicais percorrem trajeto de extensão variável antes de se inserirem no disco placentário, como é normalmente. A consequência disso será diminuição da circulação para o feto.

A inserção velamentosa tem significado clínico: é mais relacionada a diabetes materno, tabagismo, idade materna avançada, malformações congênitas, restrição do crescimento fetal e natimortalidade. 

A inserção velamentosa pode ser considerada uma urgência obstétrica se os vasos sanguíneos forem torcidos ou as membranas se romperem, causando grandes hemorragias, especialmente no final da gestação. Nesses casos mais graves, deve-se realizar uma cesárea o mais rápido possível, pois o bebê corre risco de vida.  

Diagnóstico da inserção velamentosa

O diagnóstico da inserção velamentosa é feito através de ultrassonografia no período pré-natal, geralmente a partir do segundo trimestre. 

Tratamento para inserção velamentosa

O tratamento para inserção velamentosa depende do crescimento do bebê e da presença ou não de sangramentos

Se não há grandes hemorragias, é sinal de que a gravidez tem boas probabilidades de chegar ao fim com sucesso através de uma cesárea. Nesses casos, basta apenas um acompanhamento médico mais cuidadoso através de ultrassonografias periódicas no terceiro trimestre para verificar se o bebê está crescendo e se alimentando de forma adequada e satisfatória.

No entanto, nos casos de gravidez de gêmeos e de placenta prévia, há uma maior possibilidade de haver complicações. Podem ocorrer hemorragias intensas principalmente no final da gestação devido à rotura das membranas, sendo indicada a retirada imediata do bebê através de uma cesárea de urgência.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 22/10/2014 Última atualização da página: 01/09/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.