Infecção respiratória

publicidade

A infecção respiratória, ou de vias áreas, é uma doença que pode atingir indivíduos de todas as idades, mas que é mais comum nas crianças, nos idosos e nos imunossuprimidos.

Causas da infecção respiratória

As infecções respiratórias podem ser causadas por vírus, fungos ou bactérias gerando doenças como faringite, rinite, sinusite, rinossinusite, pneumonia e bronquiolite, por exemplo.

Em geral, vírus são responsáveis pelo resfriado comum e alguns tipos de pneumonia. Já as bactérias geralmente são responsáveis por infecções respiratórias mais graves e podem provocar sinusite ou pneumonia, e merecem um cuidado especial.

Sintomas da infecção respiratória

Os sintomas da infecção respiratória são:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Mal estar;
  • Dor torácica;
  • Catarro;
  • Pode haver dor de ouvido;
  • Pode haver dor abdominal (principalmente nas crianças).

Diagnóstico da infecção respiratória

Para diagnosticar a infecção respiratória o médico deverá solicitar exames como: hemograma, raio-x de tórax, fazer a ausculta pulmonar e o teste do escarro para identificar o micro organismo que gerou a infecção e assim decidir pelo tratamento mais indicado.

Tratamento para infecção respiratória

O tratamento para a infecção respiratória é feito com a toma de antibióticos por 7, 10 ou 14 dias. Além disso, pode ser necessário analgésicos e antitérmicos.

Indivíduos internados no hospital podem necessitar de fisioterapia respiratória para fazer a retirada das secreções pulmonares e assim aliviar o desconforto que a doença provoca.

Infecção respiratória infantil

De acordo com a Organização mundial de saúde (OMS), a desnutrição infantil, o baixo peso ao nascer, a falta de amamentação materna e a poluição do ar são alguns fatores que aumentam as chances de uma criança desenvolver infecções respiratórias e cerca de 90% delas é de origem viral e podem ser facilmente controladas com a toma de medicamentos.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 24/10/2014 Última atualização da página: 06/12/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.