Infecção intestinal infantil

publicidade

A infecção intestinal infantil é uma doença comum na infância que acontece quando o organismo reage contra a entrada de vírus, bactérias, parasitas ou fungos, podendo causar sintomas como diarreia, vômitos, enjoo e febre na criança.

O tratamento da infecção do intestino infantil, geralmente, é feito com repouso, dieta adequada e a ingestão de líquidos, incluindo soro caseiro. Em caso de infecção intestinal bacteriana infantil,e em casos especiais, o tratamento pode ser feito com antibióticos,  receitados pelo pediatra(sempre).

Normalmente, a febre e o enjoo desaparecem nos 2 ou 3 primeiros dias e a recuperação da criança varia de 4 a 5 dias, podendo chegar a uma semana, ou mais. Porém, se a infecção intestinal infantil não for tratada, a criança pode ficar desidratada e desenvolver outras complicações, como lesões na mucosa intestinal, perda metabólica ou desnutrição.

A infecção intestinal infantil é causada pela ingestão de alimentos contaminados ou estragados, água contaminada e hábitos inadequados de higiene, sendo que para a evitar é importante beber água fervida ou filtrada, adotar bons cuidados de higiene, incluindo na preparação dos alimentos.

Infecção intestinal em bebê

A Infecção intestinal em bebê geralmente é causada por vírus, através do contato com saliva ou fezes contaminadas, durante as trocas de fraldas ou no contato com brinquedos de uma criança doente.

Porém, a infecção intestinal em bebê também pode ser causada por bactérias, através do contato ou consumo de água contaminada, sucos, ingestão de comidas estragadas, frutas e legumes que estiveram em locais com animais infectados.

Sintomas de infecção intestinal infantil

Os sintomas de infecção do intestino infantil, assim como os sintomas de infecção intestinal em bebê incluem:

  • Diarreia;
  • Dores abdominais intensas que fazem a criança chorar;
  • Febre;
  • Vômitos;
  • Enjoo.

A infecção intestinal infantil com sangue ocorre nos casos mais graves de infecção intestinal causada por bactérias, também conhecida como disenteria, que pode provocar a saída de sangue e (muco)catarro nas fezes.

Como tratar a infecção intestinal infantil

O tratamento da infecção intestinal infantil inclui repouso e a ingestão de líquidos, como água, leite, no caso do bebê, chá com pouco açúcar, água de coco, sucos naturais ou soro caseiro em pequenas quantidades, a cada 10-15 minutos, para promover a hidratação da criança.

É importante a criança ingerir líquidos em quantidade proporcional aos líquidos perdidos na evacuação ou através dos vômitos. Assim, se a criança vomitar ou tiver diarreia, a quantidade deve ser reduzida, mas a frequência aumentada.

Em caso de infecção intestinal infantil causada por bactérias, o tratamento pode incluir a ingestão de um remédio antibiótico, , prescrito pelo pediatra e, em caso de infecção intestinal infantil causada por vírus, a ingestão de remédios antivirais indicados pelo pediatra.

Os remédios para a diarreia ou os enjoos não são indicados, pois a diarreia é uma reação de defesa do intestino, que está tentando eliminar o agente agressor e, além disso, a criança tem tendência para vomitar os remédios, e em supositórios, o intestino irritado não consegue absorvê-los. Os remédios analgésicos, como o Ibuprofeno ou Paracetamol, por exemplo, só devem ser usados apenas em casos de febre e dores no corpo e sempre sob orientação do pediatra.

Dieta para infecção intestinal infantil

A dieta para infecção intestinal infantil deve incluir:

  • Alimentos preparados na forma de purê, cozidos ou grelhados;
  • Sopas ou canja de galinha com pouco óleo e temperos;
  • Bolachas de água e sal, maria ou maisena;
  • Sucos naturais coados;
  • Frutas ou vegetais sem casca.

É importante evitar frituras, pães à base de grãos integrais, cereais, farelos, salgadinhos industrializados, doces, bolachas recheadas, chocolate, refrigerantes e leite de vaca.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade