Inchaço na barriga

publicidade

O inchaço na barriga pode ter muitas causas, um das mais comuns é o mal funcionamento do sistema digestório.

Como acabar com o inchaço na barriga

Para diminuir a formação de gases que deixam a barriga inchada é importante que a digestão esteja sendo bem feita e para garantir isso, uma dica é comer iogurte natural ou com bífidos ativos diariamente, no café da manha por exemplo. O iogurte tem bactérias que ajudam a controlar a fermentação alimentar e a produção de gases. 

O uso de probióticos em cápsula ou em pó, que se encontram facilmente em farmácias de manipulação ou em lojas especializadas em produtos naturais, também são uma forma de acabar com o inchaço da barriga causado por dificuldade de digestão.

Exercícios para inchaço na barriga

Um bom exercício para o inchaço na barriga é deitar de barriga para cima dobrando os joelhos e segurando nas pernas, pressionando o joelho em direção à barriga. Esse movimento deve ser feito com uma perna de cada vez como ilustra a primeira imagem à esquerda.

Outro exercício para acabar com o inchaço na barriga, como mostra a imagem mais à direita, é ajoelhar tentando sentar sobre o calcanhar e se esticar para frente estendendo os braços e o corpo para frente e para baixo.

Uma simples caminhada também pode ajudar a eliminar o excesso de gases acumulado durante o dia.

Outras dicas para o inchaço na barriga

Para diminuir o desconforto do inchaço na barriga procure:

  1. Iniciar a refeição com um prato de legumes e verduras cozidas ou folhosos crus como alface ou rúcula por exemplo, que possuem propriedades digestivas para regularizar esta situação.
  2. Tomar um chá morno em jejum de manhã pode ser outra estratégia que ajude a resolver o problema, que deve ser bebido diariamente.
  3. Experimentar eliminar o leite de vaca da alimentação para analisar se o inchaço diminui.O leite pode causar inchaço na barriga e gases principalmente para quem tem intolerância à lactose, que é o açúcar do leite. Para fazer o teste e ver se a barriga fica menos inchada elimine o leite durante 3 ou 5 dias. O iogurte e queijo pode não causar o mesmo problema.
  4. Evitar comer alimentos fonte de carboidratos numa mesma refeição como macarrão com batata, arroz com batata e dê um tempo também no típico arroz com feijão. assim como o milho ou o brócolis
  5. Evitar ingerir refrigerantes e adoçantes artificiais. 

É muito importante prestar atenção nos alimentos que possam provocar gases ou inchaço abdominal e elimina-los da dieta, porque não há uma regra que se aplique a todas as pessoas. Porém se o problema da barriga inchada não for o dificuldade digestiva, intestino preso, nem gases, o melhor é procurar um gastroenterologista para diagnosticar a causa do inchaço na barriga durante o dia.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/09/2014 Última atualização da página: 13/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.