Ictiose

publicidade

A icitiose é uma doença de pele genética, também chamada de Doença da escama de peixe e Ictiose vulgar, que é caracterizada por um intenso ressecamento e descamação da pele especialmente na região do tronco, pernas e pés. A pele fica com um aspecto de escama de peixe e a doença ainda não tem cura. Seu tratamento é feito basicamente com a hidratação da pele.

Tipos de ictiose

Existem várias classificações para esta doença. A ictiose vulgar é a forma mais leve da doença, que se manifesta entre os 3 e 4 anos de idade e diminui de intensidade com o tempo, mas existem ainda:

  • Ictiose ligada ao cromossomo X, que se manifesta somente nos meninos:
  • Ictose não bolhosa, caracteriza-se por escamas grandes, de cor amarelada ou marrom, aderidas no meio e com bordas mais soltas que destacam-se facilmente deixando a pele avermelhada e sensível;
  • Ictiose bolhosa, o bebê nasce com uma espécie de membrana firme e brilhante em todo o corpo que descama-se em 1 ou 2 dias, podendo voltar a formar-se.

Sintomas da ictiose

Os sintomas da ictiose são o ressecamento e descamação da pele, que deixa o indivíduo com aspecto de escamas de peixe.

Tratamento para ictiose

De acordo com uma revisão bibliográfica do instituto da criança do professor P. de Alcântara, os cuidados ao nascimento são essenciais para garantir a sobrevida do bebê com ictiose, para tal este deve permanecer internado na UTI neonatal durante as primeiras horas de vida.

Em casa, o tratamento para a ictiose é feito com o uso de cremes hidratantes especialmente indicados pelo pediatra e seguir alguns cuidados como usar um sabonete líquido neutro em pequena quantidade, não tomar mais do que 1 banho por dia e a temperatura da água deve ser morna, não ultrapassando os 35ºC.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 12/09/2014 Última atualização da página: 27/05/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.