HPV e o câncer de colo de útero

publicidade

O HPV é o responsável pelo surgimento do câncer de colo de útero, porém existem muitos tipos de HPV e nem todos provocam câncer.

Geralmente, as pessoas infectadas com HPV apresentam apenas pequenas lesões na pele, semelhantes a verrugas, que têm cura quando o tratamento é feito de forma adequada.

Assim, o câncer de colo de útero é uma situação rara que acontece, principalmente, em mulheres com fatores de risco, como:

  • Fumar;
  • Contato íntimo precoce;
  • Muitos parceiros sexuais;
  • Ter DST's;
  • Tomar a pílula anticoncepcional;
  • Sistema imune enfraquecido.

Para prevenir o surgimento de câncer de colo do útero as mulheres devem ir em consultas regulares no ginecologista, para fazer o exame de papanicolau, pelo menos de 2 em 2 anos, após os 25 anos. No entanto, caso sejam observadas alterações, o médico pode indicar consultas todos os anos.

Além disso, as mulheres podem tomar a vacina contra o HPV que é oferecida pelo SUS a meninas com idade entre os 9 e os 13 anos.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 28/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.