Hormônios e comportamento da mulher

publicidade

Saber a influência que os hormônios possuem sobre o comportamento da mulher, pode ajudar a compreender melhor as mudanças de humor incontroláveis que acontecem todos os meses.

Adrenalina - hormônio que permite ao organismo reagir em casos de urgência.

Endorfinas - possuem um efeito analgésico e estimulam o prazer. São produzidas quando se pratica atividade física por exemplo.

Estrogênios - determinam o ciclo menstrual, as secreções vaginais e é um dos hormônios que permitem a ovulação da mulher.

Progesterona- está envolvida no ciclo menstrual e na atividade do aparelho reprodutor.

Melatonina - regula o ritmo do sono.

Testosterona - Regula a resposta ao stress ativando a produção da adrenalina. O excesso de testosterona no sangue, pode explicar o excesso de  nervosismo , ansiedade e inclusive a taquicardia, por outro lado níveis muito baixos provocam cansaço e desânimo. Os ovários produzem uma quantidade pequena deste hormônio.

Oxitocina - Aumenta a sensibilidade do aparelho genital, o desejo, e o nível de prazer nas relações sexuais.

Tiroxinas- os hormônios produzidos pela tireóide  regulam o metabolismo. O desequilíbrio na produção hormonal desta glândula pode provocar fadiga crônica, depressão, ansiedade e nervosismo.

De acordo com os endocrinologistas os hormônios são produzidos ao longo do dia, da fase do mês e da fases da vida de acordo com o ritmo do organismo.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 21/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.