Histerossalpingografia

publicidade

A histerossalpingografia é um exame ginecológico de raio-x do útero e trompas de Falópio frequentemente utilizado para avaliar as causas de infertilidade de um casal.

O principal objetivo da histerossalpingografia é avaliar a morfologia das tubas uterinas, verificar se estão desobstruídas ou se estão dilatadas ou obstruídas. Pode também dar informações sobre a anatomia do útero, presença de mal-formações uterinas, pólipos, miomas ou sinequias uterinas.

Como é feita a histerossalpingografia

A histerossalpingografia é feita com a mulher em posição ginecológica, semelhante à coleta do exame de Papanicolau.

Para o exame, injeta-se um líquido chamado contraste através do orifício do colo uterino e realizam-se várias radiografias em sequência com o intuito de se observar o percurso que esse líquido faz por dentro do útero, em direção às tubas uterinas, como mostra a imagem.

As imagens obtidas permitem observar a morfologia dos órgãos reprodutores femininos e avaliar possíveis causas para a infertilidade da mulher. A partir do resultado, o médico pode programar o tipo de tratamento ou procedimento de reprodução assistida que poderá ser aplicado.

A histerossalpingografia é normalmente realizada na secção de radiologia e demora aproximadamente 15 minutos.

Histerossalpingografia dói?

A histerossalpingografia normalmente não causa dor à mulher e os seus efeitos secundários como câimbras, hemorragia vaginal ou cólicas são raros.

Durante a realização do exame, a mulher pode sentir algum desconforto e o médico pode recomendar que a paciente utilize alguma medicação analgésica ou anti-inflamatória antes e depois do exame.

Preço da histerossalpingografia

O preço da histerossalpingografia varia de 250 a 700 reais.

Histerossalpingografia e gravidez

A histerossalpingografia, embora seja um exame de diagnóstico para estudo de causas de infertilidade, a verdade é que muitas vezes ajuda a engravidar já que o líquido de contraste utilizado durante o exame pode desentupir as tubas obstruídas facilitando a fecundação.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 28/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.