Hipromelose: o que é e para que serve

Atualizado em agosto 2019

A hipromelose é uma substância ativa lubrificante ocular presente em diversos colírios, como Genteal, Trisorb, Lacrima Plus, Artelac, Lacribell ou Filmcel, por exemplo, que podem ser comprados em farmácias, por um preço de cerca de 9 a 17 reais, o que vai depender da marca escolhida.

Este componente de uso oftálmico, é indicado para aliviar temporariamente a irritação e ardor do olho seco ou desconfortos causados pelas lentes de contato, vento, fumaça, poeira ou sol, por exemplo. A ação do Hipromelose consiste em umidificar os olhos acabando com as irritações e coceira.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A hipromelose é uma substância ativa presente em colírios indicados para aliviar temporariamente a irritação e ardor do olho seco ou desconfortos causados pelas lentes de contato, vento, fumaça, poeira ou sol, por exemplo.

Como usar

A dose recomendada é de 1 a 2 gotas, que devem ser aplicadas no saco conjuntival do olho afetado, sempre que necessário, evitando que a ponta do frasco toque no olho ou em qualquer superfície.

Para complementar o tratamento, veja algumas dicas sobre como combater o olho seco.

Quem não deve usar

A hipromelose não deve ser utilizada em pessoa com hipersensibilidade a esta substância, ou se sentir dor, vermelhidão, alterações de visão ou irritação dos olhos depois de aplicar o produto ou nas 72 horas seguintes.

Além disso, também não deve ser usado com o prazo de validade vencido ou se já passaram mais de 60 dias desde que a embalagem foi aberta.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante a utilização de colírios com hipromelose são visão turva, distúrbios na pálpebra, sensação anormal nos olhos, sensação de corpo estranho nos olhos e desconforte ocular.