Hipernatremia

publicidade

A hipernatremia é uma doença caracterizada pelo excesso de sódio no sangue. O corpo apresenta pouca quantidade de água em relação ao sódio, desenvolvendo sintomas como a ausência de sede, confusão mental, espasmos musculares e problemas renais.

Os sintomas provocados pelo excesso de sódio no corpo são mais comuns em idosos, porque a sensação de sede é percebida mais lentamente e com menos intensidade. Por isso é muito importante saber qual é a quantidade certa para se beber água, de acordo com a idade.

A causa principal da hipernatremia é a falta da ingestão de água em quantidade necessária para o corpo desempenhar as suas funções, mas também pode ser desenvolvida em indivíduos portadores de problemas renais crônicos, com diarréia aguda, vômitos e suores excessivos.

O diagnóstico da hipernatremia é feito através de exames de sangue quando a análise detectar concentrações de sódio maiores que 145 miliequivalentes.

O tratamento para hipernatremia é feito através da reposição de água. Em casos mais graves, é realizado a aplicação intravenosa de líquidos. Exames adicionais, como o de urina, podem ser pedidos pelos médicos para detectar a causa exata da alta concentração de sódio no sangue.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/08/2014 Última atualização da página: 30/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.