Hipercalemia

PUBLICIDADE

A hipercalemia é caracterizada pela grande quantidade de potássio no sangue que gera sintomas como dificuldade em respirar e desmaio. Logo que isto aconteça deve-se chamar uma ambulância ligando para o número 192 para que o indivíduo receba o tratamento imediato, pois esta é uma situação grave que pode ser fatal.

Causas da hipercalemia

A hipercalemia pode ser causada pelo consumo de sal em excesso, mas na maioria dos casos é causada pelo comprometimento renal, embora também possa ser causada pela toma inadequada de medicamentos, sem prescrição médica.

Valor de referência da hipercalemia

O valor de referência da hipercalemia é igual ou superior a 7 mEq/L, mas os níveis de potássio no sangue não devem ser superiores a 5 mEq/L.

Sintomas da hipercalemia

Os sintomas da hipercalemia incluem ainda:

  • Batimentos cardíacos irregulares, lentos ou ausentes,
  • Paralisia dos músculos,
  • Fraqueza,
  • Enjôo,
  • Confusão mental.

Tratamento para hipercalemia

O tratamento para a hipercalemia é feito com a toma de medicamentos em ambiente hospitalar. Casos graves não tratados imediatamente podem gerar parada cardíaca e lesões cerebrais ou em outros órgãos.

Prevenção da hipercalemia

Para prevenir a hipercalemia, além da toma de medicamentos é importante para que o paciente tenha o hábito de consumir pouco sal na sua alimentação, evitando também seus substitutos como os cubos de tempero, que também são ricos em potássio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE