Hérnia de hiato

publicidade

A hérnia de hiato é uma "bolsinha" que se forma quando uma porção do estômago passa através do orifício chamado hiato, por onde o esôfago atravessa o diafragma, encontrando o estômago e ficando ali presa.

Quando a hérnia se forma, ela dificulta o fechamento completo do estômago, facilitando a saída ou refluxo do conteúdo ácido do estômago para o interior do esôfago, causando uma sensação de queimação chamada azia.

Diagnóstico da hérnia de Hiato

Geralmente, o diagnóstico da hérnia de hiato é feito a partir dos sintomas, embora seja possível ver a hérnia de hiato através de uma endoscopia digestiva alta.

Sintomas de hérnia de hiato

Em geral, a hérnia de hiato não é dolorosa, mas produz uma doença chamada refluxo gastro-esofágico.

Os sintomas mais comuns da hérnia de hiato são:

  • Azia e queimação
  • Refluxo do conteúdo do estômago para a garganta
  • Arrotos
  • Peso abdominal
  • Digestão lenta
  • Sensação de inchaço do estômago

A subida dos alimentos para a garganta pode gerar ainda tosse e sensação de vômito. Estes sintomas costumam surgir cerca de 20 a 30 minutos após as refeições e tende a desaparecer pouco tempo depois.

Causas da hérnia de hiato

A hérnia de hiato pode ser causada pelo excesso de atividade física que exija muita força, como o levantamento de peso, por exemplo, além de obesidade, traumatismo direto, tumor abdominal e tosse crônica. Mas, na maioria dos indivíduos não se sabe o que originou a presença desta alteração.

Consequências da hérnia de hiato

Em geral, a hérnia de hiato não gera consequências graves. No entanto, o conteúdo ácido do estômago pode gerar alterações nas paredes do esôfago, ocasionando pequenas úlceras que sangram e, com o passar do tempo, pode gerar anemia.

Um caso mais grave seria se a hérnia de hiato ficasse presa ou fosse comprimida pelo músculo diafragma, o que impediria a perfeita irrigação do estômago, e, neste caso, seria indicado uma cirurgia.

Tratamento da hérnia de hiato

A melhor forma de tratamento para a hérnia de hiato é emagrecer, se for o caso, e seguir uma dieta com pouca gordura, evitando ainda bebidas alcoólicas e comidas muito condimentadas. Estes alimentos são mais difíceis de serem digeridos e podem potencializar os sintomas da doença, devendo ser sempre evitados.

Refeições leves, em pouca quantidade e comer a cada 3 horas são algumas formas eficazes para tratar os incômodos causados, assim como evitar deitar-se logo após comer e não beber líquidos nas refeições. Se o incômodo persistir, tomar medicamentos antiácidos pode ser de grande ajuda.

Cirurgia para hérnia de hiato

A cirurgia para a hérnia de hiato é feita através da laparoscopia e só é indicada para os casos mais graves, quando as medidas terapêuticas habituais não são suficientes para travar os incômodos do refluxo gastro-esofágico, ou quando há estrangulamento da hérnia.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 21/11/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.