Hérnia cervical

publicidade

A hérnia de disco cervical é caracterizada pelo escorregamento e/ou compressão do disco intervertebral localizado na região do pescoço.

Dependendo de sua gravidade as formas de tratamento podem variar entre sessões de fisioterapia ou a realização de uma cirurgia na coluna

Nem sempre a hérnia de disco cervical tem cura, especialmente quando há uma degeneração do disco ou das vértebras envolvidas, mas o tratamento pode alcançar ótimos resultados e o indivíduo pode deixar de sentir dor.

Sintomas da hérnia cervical

O principal sintoma da hérnia de disco cervical é a dor localizada no pescoço. Frequentemente quem sofre com uma hérnia cervical queixa-se também de:

  • Dor e sensação de formigamento no ombro ou no braço;
  • Pode haver dificuldade em movimentar o pescoço e
  • Falta de força nos braços.

Para diagnosticar uma hérnia cervical além do médico fazer uma avaliação dos sintomas do paciente são necessários exames de imagem, como a tomografia computadorizada, ressonância magnética e radiografia da coluna.

Causas da hérnia cervical

Algumas das causas da hérnia de disco cervical são:

  • Má postura;
  • Processo degenerativo do disco e das vértebras da coluna devido ao envelhecimento;
  • Traumatismos diretos como pancadas e acidentes automobilísticos;
  • Obesidade e sedentarismo.

Tratamento para hérnia cervical

O tratamento para a hérnia cervical inclui sessões diárias de fisioterapia, uso de bolsa de água morna no pescoço, de 3 a 4 vezes por dia, exercícios para a coluna e a toma de analgésicos e anti-inflamatórios. Caminhada, Pilates clínico e hidroterapia são indicados numa fase mais avançada do tratamento, onde já não existe inflamação e dor.

Cirurgia para hérnia cervical

A cirurgia para a hérnia cervical é indicada quando o paciente sente muitas dores que não cessam mesmo com a toma de ati-inflamatórios e várias sessões de fisioterapia. Ela é delicada e não significa a cura da doença, mas pode diminuir os sintomas melhorando a qualidade de vida do paciente.

Exercícios para hérnia cervical

Não existe um grupo de exercícios específicos para a hérnia cervical, pois cada caso é único e os exercícios devem ser individualizados e realizados com perfeição para que o quadro não seja agravado.

Durante as sessões de fisioterapia a prática de exercícios para a hérnia cervical é fundamental. Alguns exemplos destes exercícios são os que fortalecem os músculos das costas que melhoram a postura. Um fisioterapeuta é o profissional adequado para ensinar alguns exercícios para que o paciente pratique em casa.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/08/2014 Última atualização da página: 09/10/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.