Herceptin - Remédio para Câncer de Mama

Bula de Herceptin - Remédio para Câncer de Mama

Herceptin é um medicamento à base de anticorpos monoclonais, do laboratório Roche, que age diretamente sobre a célula cancerígena sendo muito eficaz contra alguns tipos de câncer.

Saiba o que são e para que servem estas proteínas usadas no tratamento do câncer em O que são e para que servem os Anticorpos Monoclonais

Indicações

Alguns tipos de câncer de mama, como no caso de câncer de mama inicial ou com metástase que apresenta tumores com HER2.

Preço

O preço do Herceptin (Trastuzumab) 440mg é de aproximadamente 10 mil reais, mas a partir de 2013 já estará disponível no Sistema Único de Saúde - SUS.

Efeitos colaterais

Febre; calafrios; dor abdominal; cansaço; dor no peito; dor de cabeça; diarreia; enjôo; vômito; dor nas articulações; dor muscular; manchas a pele; insuficiência cardíaca; dificuldade para respirar; pressão baixa; chiado no peito; espasmos nos brônquios; gripe; mal estar; palpitação; inchaço; vertigem; insônia; sonolência; tosse; rinite; sinusite; infecções do trat urinário; coceira pelo corpo, sudorese; pele seca; acne; exantema.

Contra indicações

Alergia a algum dos componentes da fórmula; gravidez; amamentação.

Este medicamento não foi testado em crianças, adolescentes, idosos e indivíduos com insuficiência renal ou hepática, devendo seu uso ser feito com cautela.

Modo de uso

Infusão intravenosa de:

  • Inicial: 4 mg/kg de peso corporal e Dose de manutenção: 2 mg/kg de peso corporal 1 vez por semana ou
  • Inicial: 8 mg/kg de peso corporal e Dose de manutenção: 6 mg/kg de peso corporal por 3 semanas e então alterar para: 6 mg/kg de peso corporal a cada 3 semanas.

Este medicamento pode ser utilizado de forma isolada ou pode ser combinado a outros. Também pode ser combinado à cirurgia ou radioterapia, e a duração de tratamento é de no mínimo 1 ano.

Mais sobre este assunto: