Hepatite Medicamentosa

publicidade

Hepatite medicamentosa é uma grave inflamação do fígado causada pelo uso de medicamentos.

O desenvolvimento desse tipo de hepatite pode estar relacionado com a quantidade de medicamentos utilizados pelo indivíduo e com a sua toxidade, neste caso o medicamento lesa diretamente as células do fígado e pode ser desenvolvida por qualquer indivíduo exposto a esses medicamentos. Em outros casos, a hepatite é provocada devido a hipersensibilidade do sujeito a certo medicamento, é como se fosse uma reação alérgica do fígado manifestada em forma de hepatite.

Causa da Hepatite Medicamentosa

A causa da hepatite medicamentosa é a ingestão exagerada de medicamentos como por exemplo Paracetamol, Eritromicina, Anabolizantes e Amiodarona, mas produtos tóxicos utilizados em ambiente industrial também podem provocar a hepatite medicamentosa.

Sintomas da Hepatite Medicamentosa

São sintomas da hepatite medicamentosa:

  •  Febre baixa;
  •  Cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos;
  • Coceira pelo corpo;
  •  Náuseas;
  •  Vômitos;
  •  Mal estar;
  •  Urina escura como cor de coca-cola;
  • Fezes de cor clara como argila ou massa de vidraceiro.

Diagnóstico da Hepatite Medicamentosa

Para o diagnóstico da hepatite medicamentosa o médico deverá se basear no perfil clínico do paciente e nos sintomas apresentados após a utilização de alguma medicação, ou exposição a substâncias tóxicas.

O exame utilizado para diagnosticar a hepatite medicamentosa é a biópsia do fígado, que pode auxiliar o diferenciá-la dos outros tipos de hepatite.

Tratamento para Hepatite Medicamentosa

O tratamento para hepatite medicamentosa consiste na suspensão imediata do medicamento, ou a exposição a qualquer substância tóxica que pode ter causado a doença.

Dieta para Hepatite Medicamentosa

A dieta para hepatite medicamentosa consiste em beber bastante água e aumentar o consumo de alimentos naturais como legumes, verduras, frutas e cereais, diminuindo o consumo de alimentos ricos em gorduras e as bebidas alcoólicas.

Este tipo de alimentação é importante para facilitar a desintoxicação do fígado, pois estes tipos de alimentos são mais facilmente digeridos e o fígado é menos requisitado.

Hepatite medicamentosa pega?

A hepatite medicamentosa não se pega pois ela não é contagiosa, sendo somente causada pelo uso de substâncias que prejudicam o funcionamento do fígado.

Roacutan causa hepatite medicamentosa?

Em alguns raros casos, o Roacutan, um medicamento utilizado para o tratamento da acne severa, pode causar hepatite medicamentosa. Em geral, a hepatite medicamentosa causada pelo Roacutan desaparece com a diminuição da dose do medicamento ou a sua suspensão.

Prevenção da hepatite hedicamentosa

Como formas de prevenção da hepatite medicamentosa recomenda-se só tomar medicamentos receitados pelo médico e nunca exceder as doses recomendadas.

Indivíduos que trabalham em ambientes industriais e são diariamente expostos a produtos tóxicos, devem utilizar vestimentas adequadas e o uso de máscaras para evitar a inalação desses produtos.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 04/03/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.