Hepatite Alcoólica

publicidade

Hepatite alcoólica é um tipo de hepatite causada pelo uso abusivo de bebidas alcoólicas, caracterizada pela inflamação do fígado, que pode levar à morte.

Não existe uma quantidade precisa de álcool que cause a doença, pois esta varia de indivíduo para indivíduo, porém, sabe-se que as mulheres são mais suscetíveis ao desenvolvimento da hepatite alcoólica do que os homens e que indivíduos com hepatite alcoólica que não abandonam o consumo de álcool, geralmente, desenvolvem um quadro de cirrose.

Sintomas da Hepatite Alcoólica

São sintomas da hepatite alcoólica:

  • Náuseas,
  • Dores abdominais,
  • Perda do apetite,
  • Vômito,
  • Febre baixa,
  • Pele e olhos amarelados,
  • Inchaço abdominal,
  • Fadiga,
  • Pode haver urinar escura, como cor de coca-cola e
  • Pode haver fezes claras, como argila ou massa de vidraceiro.

Causas da Hepatite Alcoólica

O consumo diário de álcool em quantidade excessiva, durante um longo período de tempo, é a principal causa da hepatite alcoólica, porém, outros fatores podem influenciar no desenvolvimento da doença, tais como: hereditariedade, fatores ambientais, nutricionais, metabólicos e imunológicos.

Diagnóstico da Hepatite Alcoólica

O diagnóstico da hepatite alcoólica é feito através do histórico do paciente, que revela o uso abusivo de álcool, e através de exames físicos, exames laboratoriais e ultra-sonografias.

Os exames laboratoriais incluem a determinação nos níveis de albumina, bilirrubinas e tempo de protrombina.

Tratamento para Hepatite Alcoólica

O tratamento para hepatite alcoólica é feito através da eliminação do consumo de álcool, que promove uma melhora visível nas funções do fígado.

São utilizados medicamentos, como os corticoides, ácido ursodesoxicólicos e fosfatidilcolina que atuam como anti-inflamatórios e agem contra as toxinas do álcool.

Se houver grande deterioração dos tecidos do fígado, a melhor opção de tratamento é o transplante de fígado. Todos os pacientes com hepatite alcoólica podem ser candidatos a transplantes, onde os critérios de seleção são baseados em dados clínicos. A sobrevida após um transplante de fígado depende da doença que causou a insuficiência hepática, mas nesse caso específico gira em torno de 60% a 70% nos primeiros 5 anos pós-transplante.

Hepatite Alcoólica tem cura

A hepatite alcoólica tem cura e esta pode ser alcançada através do correto tratamento para esta inflamação. Contudo, se o indivíduo não respeitar as orientações médicas e não realizar o tratamento devidamente, a hepatite alcoólica pode gerar complicações, como cirrose e câncer de fígado, que é a maior causa de transplante de fígado no Brasil.

Hepatite Alcoólica é contagiosa?

A hepatite alcoólica não é contagiosa, pois é causada pela toma excessiva de bebidas alcoólicas e não por um vírus como ocorre em outros casos de hepatite.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 20/10/2014 Última atualização da página: 24/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.