Hemorroida: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

Atualizado em março 2024

Hemorroidas são veias dilatadas e inflamadas na região do ânus, que podem causar sintomas como coceira, dor anal, dificuldade para evacuar e presença de sangue nas fezes.

Normalmente, as hemorroidas estão relacionadas a fatores como alimentação pobre em fibras, prisão de ventre, esforço excessivo ao evacuar, obesidade ou gravidez e podem ser externas ou internas.

As hemorroidas são bastante desconfortáveis e, por isso, é importante que o proctologista ou gastroenterologista seja consultado para que sejam indicadas opções de tratamento que ajudam a aliviar o desconforto, como uso de pomadas anestésicas ou anti-inflamatórias, ou até cirurgia nos casos mais graves.

Assista ao vídeo a seguir e conheça mais sobre as hemorroidas:

youtube image - Sintomas de Hemorroidas que você não pode ignorar!

Sintomas de hemorroida

Os principais sintomas de hemorroidas são:

  • Sangue vermelho vivo no papel higiênico após limpar-se;
  • Sangue nas fezes;
  • Coceira no ânus;
  • Dificuldade para defecar;
  • Saída muco esbranquiçado pelo ânus;
  • Dor anal.

Além disso, quando a hemorroida é externa, é possível também sentir uma saliência no ânus ou a presença de uma fissura anal, uma pequena ferida no ânus similar a um corte, que causa dor e ardência ao defecar. Saiba identificar todos os sintomas de hemorroidas.

Leia também: Fissura anal: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/fissura-anal

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da hemorroida é feito pelo proctologista ou gastroenterologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, e exame proctológico, avaliando a região anal e perianal. Conheça os principais exames proctológicos.

Marque uma consulta com o proctologista na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Proctologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, o médico pode realizar o exame digital da região anal, para avaliar o tônus do fa musculatura do ânus e descartar outras situações, como tumor ou estenose anal.

Alguns exames de imagem também podem ser solicitados pelo médico, como anuscopia, sigmoidoscopia ou colonoscopia, especialmente nos casos de sangramento, para diagnosticar hemorroidas internas, e excluir outras doenças que podem causar sangramento, como tumor, diverticulite, ou doença inflamatória intestinal.

Tipos de hemorroidas

Os principais tipos de hemorroidas são:

1. Hemorroida externa

A hemorroidas externa são veias dilatadas sob a pele, em volta do ânus, e estão localizadas na parte externa do ânus, podendo ter excesso de pele associada, e geralmente parecem caroços duros e causam coceira, dor e desconforto, e em alguns casos, sangramento.

2. Hemorroida interna

A hemorroidas interna surgem na parte interna do canal anal, no reto, não sendo visualizadas na parte externa, embora possam se projetar para fora do ânus em alguns casos e, geralmente, não causam dor, mas podem provocar sangramentos.

3. Hemorroida mista

As hemorroidas podem também ser mistas, que é quando a hemorroida pode se projetar na parte interna do ânus ou na parte externa, ou seja, a hemorroida possui características da hemorroida interna e externa ao mesmo tempo.

4. Hemorroida prolapsada

A hemorroida prolapsada é a forma mais grave da hemorroida interna, que ocorre quando a hemorroida se projeta para fora do ânus, principalmente após evacuar, podendo se recolher naturalmente para o interior do ânus ou ser necessário empurrá-la de forma manual para dentro.

Além disso, esse tipo de hemorroida por permanecer prolapsada, ou seja, projetada para fora quando esfíncter anal estrangula a hemorroida, não sendo possível o retorno natural para o interior do ânus ou quando não é possível empurrá-la manualmente para dentro.

Esse tipo de hemorroida pode sangrar, apresentar muco, e causar dor ou desconforto intensos.

5. Hemorroida trombosada

A hemorroida trombosada, também conhecida como trombose hemorroidária, é quando ocorre a formação de coágulo dentro da hemorroida interna ou externa, causando inchaço nos tecidos anais e dor intensa.

O tipo de hemorroida é identificado pelo proctologista através dos exames de diagnóstico, permitindo indicar o tratamento mais adequado.

Possíveis causas

As principais causas de hemorroidas são:

  • Esforço excessivo ao evacuar;
  • Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário
  • Prisão de ventre ou diarreia crônicas;
  • Alimentação pobre em fibras;
  • Obesidade ou sobrepeso;
  • Levantar objetos pesados regularmente.

Além disso, o aparecimento das hemorroidas também pode ser favorecido por outras situações, como predisposição genética ou gravidez, por exemplo. Conheça outras causas de hemorroidas.

Hemorroida é comum na gravidez?

As hemorroidas podem aparecer com mais facilidade durante a gravidez devido ao aumento do peso da mulher e da pressão exercida na região pélvica, além de também haver aumento da circulação de sangue no corpo.

Os sintomas da hemorroida na gravidez são os mesmos dos presentes em mulheres não grávidas. No entanto, é importante que as hemorroidas sejam avaliadas e tratadas de acordo com a orientação do médico.

Como é feito o tratamento

As hemorroidas têm cura e tratamento deve ser feito com orientação do proctologista ou gastroenterologista, para reduzir a inflamação e dilatação das veias na região do ânus e aliviar os sintomas.

Os principais tratamentos para hemorroidas são:

1. Pomadas para hemorroida

As pomadas para hemorroida, como Hemovirtus, Proctosan ou Proctyl, podem ser indicadas pelo proctologista ou gastroenterologista, pois possuem ação vasoconstritora, analgésica e anti-inflamatória, que ajudam a aliviar os sintomas da hemorroida. Conheça as principais pomadas para hemorroidas.

O tipo de pomada deve sempre ser orientado pelo médico de acordo com o tipo de hemorroida, se interna ou externa.

Leia também: 9 opções de tratamento para hemorroida interna tuasaude.com/tratamento-para-hemorroida-interna

2. Comprimidos para hemorroidas

Outros remédios para hemorroidas que podem ser indicados pelo médico são anti-inflamatórios ou analgésicos, como o paracetamol ou o ibuprofeno, para ajudar a aliviar o inchaço e a dor causada pela hemorroida.

Além disso, remédios como diosmina e hesperidina também podem ser indicados, pois que melhoram a circulação sanguínea e protegem as veias.

3. Banhos de assento

Os banhos de assento com água morna é uma forma de tratamento natural que pode ajudar a aliviar a dor da hemorroida, pois aumentam a circulação sanguínea para o local, acelerando a cicatrização e aliviando a irritação. Veja outras formas naturais de aliviar a dor da hemorroida.

Leia também: 7 formas de aliviar a dor da hemorroida tuasaude.com/tratamento-para-hemorroidas

4. Cirurgia para hemorroidas

Quando a hemorroida não desaparece com nenhum destes tratamentos ou volta a aparecer, o médico pode recomendar a realização de cirurgia para hemorroida utilizando diferentes técnicas, como a ligadura elásticas ou a hemorroidectomia, por exemplo. Veja os principais tipos de cirurgia para hemorroida e como é a recuperação.

Tratamento caseiro

O tratamento caseiro para hemorroidas pode ser feito com medidas simples, como evitar fazer esforços quando tiver sintomas de hemorroida, não usar papel higiênico e lavar a região anal após evacuar.

Além disso, é importante aumentar o consumo de água e ter uma alimentação rica em fibra. Veja como fazer uma alimentação rica em fibras.

Esses tratamentos caseiros podem complementar o tratamento indicado pelo médico, reduzindo os sintomas, acelerando a recuperação e prevenindo o reaparecimento da hemorroida.

Como prevenir

Para prevenir as hemorroidas, é recomendado:

  • Não fazer muita força para evacuar e não ficar muito tempo sentado no vaso sanitário;
  • Evacuar sempre que sentir vontade;
  • Não pegar peso, não fazer esforços ou musculação;
  • Evitar usar papel higiênico, lavando a região com água e sabão ou usando lenços umedecidos quando não estiver em casa;
  • Ter uma alimentação rica em fibras;
  • Beber pelo menos 2 litros de água por dia.

Além disso, é recomendado praticar atividades físicas regularmente, pois ajudam a promover os movimentos intestinais e a evitar a prisão de ventre.

Confira no vídeo a seguir outras opções de tratamento caseiro para hemorroida:

youtube image - Hemorroida | Remédios Caseiros

Vídeos relacionados