Hemorroidas

publicidade

As hemorroidas são veias dilatadas localizadas próximas ao ânus, que possuem uma certa dificuldade em voltar ao seu tamanho normal.

Seu tratamento varia entre boa alimentação, uso de pomadas, banhos de assento e até mesmo cirurgia, nos casos mais difíceis. Mas, antes de tentar este último recurso, recomenda-se tentar todos os outros tratamentos antes, como o banho de assento com castanha da índia em pó, que é um excelente remédio caseiro para hemorróidas.

As hemorroidas podem ser classificadas como externas quando são facilmente visíveis, ou internas quando localizam-se dentro do organismo, mas todas elas provocam os mesmos sintomas, gerando dor e sofrimento, e as duas podem existir ao mesmo tempo.

Dentre as causas mais comuns do surgimento das hemorroidas estão a prisão de ventre, má alimentação e obesidade, embora elas sejam uma condição relativamente comum na gravidez.

Tratamento para hemorroidas

O tratamento para as hemorroidas internas e externas é, basicamente, o mesmo, apenas com a diferença de que nas lesões internas não é preciso usar pomadas.

Quem sofre com as hemorroidas deve comer diariamente alimentos ricos em fibras, como o pão escuro, arroz integral, tomate, salsa, couve, acelga, agrião, laranja e pêssego, por exemplo.  Estes alimentos favorecem a movimentação do bolo fecal, combatendo a prisão de ventre, facilitando a eliminação das fezes.

Beber bastante líquidos todos os dias, ir ao banheiro sempre que tiver vontade e usar os medicamentos prescritos pelo médico, quando houver necessidade, também são algumas dicas importantes para acabar com as hemorroidas rapidamente. Assim como evitar comer doces, alimentos ricos em carboidratos, não pegar peso e não fazer musculação.

Remédios para hemorroidas

Alguns exemplos de remédios para hemorroidas são:

  • Proctyl
  • Proctosan

Estes remédios são encontrados em forma de pomada que devem ser aplicadas em cima da hemorroida quando ela estiver exposta. Outras opções são as plantas medicinais, como babosa e hamamélis, por exemplo. Veja aqui a receita de um ótimo remédio natural para as hemorróidas.

Sintomas de hemorroidas

Os sintomas das hemorroidas são:

  • Dor intensa ao evacuar
  • Sangue vermelho vivo no papel higiênico após evacuar
  • Sangue no vaso sanitário após evacuar
  • Dor anal ao sentar
  • "Mamilo", quando se trata da hemorroida externa

As hemorroidas externas possuem os mesmos sintomas, mas podem ser apalpadas e vistas a olho nu.

Classificação das hemorroidas

As hemorroidas são classificadas em 4 graus diferentes, são eles:

  • Grau 1: não sai pelo ânus
  • Grau 2: quando sai pelo ânus, depois volta para dentro naturalmente
  • Grau 3: quando sai pelo ânus, depois só volta para dentro com auxílio das mãos
  • Grau 4: é externa e não é possível recolocá-la para dentro manualmente

Hemorróidas externas

As hemorroidas externas são de fácil percepção e geram dor e desconforto. Para curá-las é necessário ter alguns cuidados, como alimentar-se corretamente, dando preferências a frutas, legumes, verduras, cereais, beber muita água e exercitar-se regularmente.

Este cuidado facilita a movimentação do bolo fecal pelo intestino e torna a sua eliminação mais fácil. Ir ao banheiro quando sente vontade é outro ponto importante, que merece ser mencionado, pois, quando o indivíduo fica muito tempo sentado no vaso sanitário, pode haver uma maior propensão ao desenvolvimento ou aumento da gravidade das hemorroidas.

Pomada para hemorroidas

Uma ótima pomada para hemorroidas é a Hemovirtus. A pomada de erva de bicho e a Ultraproct também são muito utilizadas no Brasil, pois alcançam bons resultados.

Uma outra opção, é preparar uma pomada caseira para hemorroidas. Basta adicionar 30 ml de parafina líquida e 2 colheres de sopa de cascas de hamamélis numa panela e deixar ferver por 5 minutos. A seguir, coe e adicione à mistura 30 ml de glicerina. Coloque num recipiente com tampa e conserve na geladeira.

Use diariamente, sempre que for necessário. Dura até 1 mês.

Cirurgia para hemorroidas

A cirurgia para hemorróidas é indicada para solucionar as hemorroidas de graus 3 ou 4. A cirurgia é relativamente simples, mas requer internamento e o paciente tem que ficar afastado do trabalho por, pelo menos, 1 semana. O médico proctologista deverá avaliar qual é a melhor cirurgia para cada caso, pois há diferentes técnicas para alcançar a cura.

Causas das hemorroidas

Algumas das causas mais comuns do surgimento das hemorroidas são:

  • Má alimentação, ingerir pouca água, poucas fibras
  • Prisão de ventre
  • Obesidade
  • Levantar muito peso
  • Gravidez

Fezes muito duras, associadas ao levantamento de peso, grandes esforços e agravadas pela lei da gravidade são as maiores causas das hemorroidas e, para conseguir vencer este mal, é necessário eliminar a sua causa, além de seguir o tratamento recomendado pelo médico.

Advertência: procurar auxílio médico urgente em caso de:

  • Sangramento anal intenso com ou sem fezes
  • Sangramento anal a mais de 1 semana
  • Endurecimento da hemorroida

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 02/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.