Saiba o que é e quais são os remédios para hemorroidas

Os remédios para hemorroidas incluem Hemovirtus, Proctosan ou Proctyl, por exemplo, pois a hemorroida é uma veia dilatada na região anal ou no final do intestino que inflama, causando dor e sangramento, sendo que ela pode ser classificada em hemorroida interna, quando as veias dilatam dentro do reto e não saem pelo ânus ou em hemorroida externa, quando as veias dilatadas saem pelo ânus.

Além disso, o que se pode fazer para controlar as hemorroidas é sentar numa bacia com água morna para aliviar a dor e tentar identificar a sua causa para poder elimina-la de vez.

Hemorroida interna e externa Hemorroida interna e externa

Como saber se é hemorroida

Para saber se tem hemorroida deve-se ficar atento aos seus sintomas como dor e sangramento ao evacuar que podem surgir devido ao consumo excessivo de pimenta ou baixo consumo de fibras, por exemplo. Desta forma, os principais sintomas de hemorroidas geralmente incluem:

  • Sangue vermelho vivo ao redor das fezes ou no papel higiênico após limpar-se;
  • Coceira no ânus;
  • Dificuldade para defecar;
  • Saída de um líquido esbranquiçado pelo ânus, principalmente no caso de hemorroidas internas;
  • Dor anal que pode surgir ao evacuar, andar e/ou sentar, especialmente no caso de hemorroidas externas;
  • Saliência no ânus ou fissura anal quando se trata de hemorroida externa. Saiba como tratar as fissuras anais clicando aqui

A hemorroida geralmente é causada por prisão de ventre crônica e má alimentação, mas pode ter outras causas como obesidade, pré-disposição genética ou gravidez, por exemplo.

Para saber mais sobre cada tipo de hemorroida, consulte Hemorroidas internas ou Hemorroidas externas, quando tem uma saliência no ânus que consegue sentir.

Remédios para hemorroida

Os remédios que podem ser indicados para curar as hemorroidas são as pomadas como, Hemovirtus, Proctosan ou Proctyl, que devem ser usadas sob orientação do médico ou farmacêutico.

No entanto, um bom exemplo de pomada natural para hemorroidas pode ser feita em casa utilizando parafina líquida, glicerina e hamamélis, embora ela também possa ser produzida numa farmácia de manipulação. Veja a receita para preparar uma Pomada para hemorroida.

Hemorroida tem cura

A hemorroida tem cura e pode ser tratada apenas com alguns cuidados como beber água, fazer uma alimentação rica em fibras ou evitar fazer esforços, como levantar pesos, por exemplo, que fazem com que a hemorroida geralmente volte ao estado normal em poucos dias.

Porém, quando, mesmo com estes cuidados, a hemorroida não desaparece ou volta a aparecer, pode ser necessário outro tipo de tratamento para hemorroida, orientado pelo proctologista, que geralmente envolve o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, pomada para hemorroidas ou, em alguns casos, cirurgia.

Como tratar as hemorroidas

O tratamento para hemorroidas pode ser feito apenas com uma dieta rica em fibras, a ingestão de 2 litros de água por dia e outros cuidados como:

  • Não fazer muita força para evacuar;
  • Não pegar peso, não fazer esforços ou musculação;
  • Evitar usar papel higiênico, lavando a região com água e sabão ou usando lenços umedecidos quando não estiver em casa;
  • Fazer banhos de assento. Veja como fazer um Banho de assento para hemorroidas.

Quando estas medidas não são suficientes, o proctologista pode prescrever o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, pomada para hemorroida, para ajudar a combater a inflamação e o inchaço local ou, nos casos mais graves, cirurgia.

Hemorroida é comum na gravidez

As hemorroidas na gravidez são frequentes devido ao aumento de peso da gestante e da pressão exercida na região pélvica, assim como, ao aumento da circulação de sangue no corpo. Geralmente, os sintomas são os mesmos e o tratamento é feito de igual forma, com remédios ou pomadas que podem ser usados durante a gravidez.

Veja este vídeo e saiba como fazer um tratamento caseiro para hemorroida através de alimentação:

Veja outras estratégias que podem ajudar a curar as hemorroidas e acabar com a dor em:

Mais sobre este assunto: