Guaçatonga

publicidade

Guaçatonga é uma planta medicinal, também conhecida como bugru-branco, café-bravo, café-do-brejo ou café-do-diabo, que é utilizada como ingrediente na produção de remédios homeopáticos, cremes fitoterápicos, tratamento de herpes labial e aftas.

O seu nome científico é Casearia sylvestris e pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais com o preço médio de 10 reais.

Para que serve a guaçatonga

A guaçatonga serve para tratar reumatismo, sapinho, herpes, hemorragias, inflamações, inchaço nas pernas, ácido úrico, aftas, artrite, dores no peito, diarreia, eczemas, picada de cobras, picada de insetos, micose, sífilis, obesidade, úlceras e sarna.

Propriedades da guaçatonga

As propriedades da guaçatonga incluem a sua ação cicatrizante, depurativa, calmante, sudorífera, tônica, cardiotônica, diurética, estimulante, afrodisíaca, anestesiante, antiespasmódica, anti-hemorrágica, antimicrobiana, antipirética, anti-reumática, anti-séptica, antiúlcerogenica e imunoestimulante.

Modo de uso da guaçatonga

As partes utilizadas da guaçatonga são as suas folhas, caules e raízes.

  • Chá para problemas digestivos: Adicionar 10g de guaçatonga em 200 ml de água fervente e beber 2 xícaras ao longo do dia.
  • Cataplasma para eczemas: Ferver as 30g de guaçatonga com 10g de folhas de confrei em 1 litro de água, por aproximadamente 10 minutos. Aplicar sobre as eczemas.
  • Xarope para aftas: Triturar folhas de guaçatonga com álcool e aplicar a solução sobre as aftas.

Contraindicações da guaçatonga

A guaçatonga está contraindicada para mulheres grávidas ou em fase de lactação.

Efeitos Colaterais da guaçatonga

Não estão descritos efeitos colaterais da guaçatonga.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade