O que o pai sente durante a gravidez (e o que fazer)

Atualizado em maio 2023

Durante a gravidez, o homem pode apresentar alguns sintomas semelhantes ao da mulher, como enjoos matinais, urgência para urinar, tontura ou aumento do peso, por exemplo, principalmente no primeiro e terceiro trimestres da gestação.

Isto pode acontecer quando o pai apresenta grande empatia e compaixão pela gestante,  somatizando os sintomas da gravidez, sendo essa situação conhecida como síndrome de Couvade. Entenda o que é a síndrome de Couvade.

Além disso, o pai também pode ficar preocupado com a saúde da mulher e do bebê e apesar de não demonstrar da mesma forma também pode apresentar ansiedade, medo e insegurança em relação ao futuro e como será sua relação com a mulher e com o bebê que está chegando.

Imagem ilustrativa número 2

Principais mudanças no homem durante a gravidez

As principais mudanças que podem afetar o homem durante a gravidez são:

1. Ter os mesmo sintomas de gravidez da mulher

Alguns homens podem desenvolver a síndrome de Couvade durante a gestação, que é caracterizada por o pai apresentar os mesmos sintomas da gestante, como enjoos matinais, tontura, aumento do peso, podendo inclusive sentir dores durante o trabalho de parto da mulher.

A causa exata da síndrome de Couvade não é completamente conhecida, mas parece estar relacionada à expectativa de um papel mais participativo durante a gravidez e parto, e às perspectivas de mudanças da paternidade. 

Estas alterações não evidenciam nenhum problema de saúde, não sendo uma doença ou transtorno psicológico, mas podem ocorrer por empatia e compaixão gerando uma resposta física e sintomas semelhantes ao da gestante. 

O que fazer: não é preciso se preocupar porque isso só demonstra o quanto ele está envolvido emocionalmente com a gravidez.

2. Desejar mais contato íntimo

Durante a gravidez, o homem pode sentir mais desejo pelo contato íntimo, uma vez que as alterações hormonais normais na mulher durante a gravidez, podem aumentar o fluxo sanguíneo para a região pélvica, fazendo com que a região genital da grávida fique mais sensível e lubrificada.

No entanto, alguns homens podem ter receio do contato íntimo por preocupação em machucar o bebê. 

O que fazer: o contato íntimo não machuca o bebê, podendo o casal ter contato íntimo, a não ser que o médico tenha recomendado evitar a relação sexual por motivos de saúde. 

Desta forma, não havendo nenhum problema, pode-se aproveitar os momentos a dois, e a intimidade, se for do desejo do casal, sendo importante sempre manter o diálogo de como se sentem para não ocorrer erros de comunicação e, tanto o homem, como a mulher, se sentirem rejeitados. 

3. Ficar preocupado 

Logo que o homem recebe a notícia de que será pai, ele é inundado por um avalanche de emoções. 

Tanto em uma gravidez planejada como uma que acontece sem esperar, pode causar preocupação no pai quanto ao futuro, seu papel na paternidade, responsabilidade de ser pai e de ter que educar uma criança, além do seu papel como homem na relação.

O que fazer: planejar o futuro com responsabilidade para poder se sentir em paz e segurança. Conversar e traçar planos com a parceira é fundamental para a construção de uma nova família.

Dicas para melhorar a intimidade na gravidez

Algumas ótimas dicas para melhorar a intimidade e a cumplicidade entre o casal durante a gravidez são:

  • Ir sempre juntos aos exames do pré natal;
  • Comprar tudo o que é necessário para a mulher e para o bebê juntos;
  • Conversar diariamente sobre o que o casal está sentindo e sobre as mudanças que estão acontecendo.

Assim o homem pode se sentir mais próximo da mulher e do bebê, sendo este um momento especial também para ele. Além disso, tirar fotografias juntos evidenciando o crescimento da barriguinha pode ajudar a manter a memória de que este foi um momento especial e desejado por ambos.

Vídeos relacionados