Alimentos ricos em gordura trans

PUBLICIDADE

​O consumo frequente de alimentos ricos em gordura trans, como produtos de padaria e confeitaria, como bolos, doces, bolachas, sorvetes, salgadinhos de pacote e muitos alimentos industrializados como hamburguer por exemplo, podem aumentar o colesterol ruim.

Essa gordura hidrogenada é adicionada em alimentos industrializados porque é uma forma barata de aumentar o seu prazo de validade.

Tabela de alimentos ricos em gordura trans

A tabela a seguir mostra a quantidade de gordura trans de alguns alimentos.

AlimentosQuantidade de gordura trans em 100 g de alimentoCalorias (kcal)
Massa de pastel2,4 g320
Bolo de chocolate1 g368
Bolachas de aveia0,8 g427
Sorvete de creme0,4 g208
Margarina0,4 g766
Biscoitos de chocolate0,3 g518
Chocolate ao leite0,2 g330
Pipoca de microondas7,6 g380
Pizza congelada1,23 g408

​​Alimentos naturais, orgânicos ou pouco processados, como cereais, castanha do Pará e amendoim, contem gorduras boas para a saúde e podem ser ingeridos com maior regularidade.

Quantidade permitida de gordura trans na alimentação

A quantidade de gordura trans que se pode consumir é de no máximo 2 g por dia, considerando uma dieta de 2000 kcal, mas o ideal eh que se consuma o mínimo possível. Para saber a quantidade dessa gordura presente em um alimento industrializado, deve-se olhar o rótulo.

Mesmo se o rótulo disser zero de gordura trans ou livre de gordura trans, pode-se estar ingerindo esse tipo de gordura. Também deve-se procurar na lista de ingredientes do rótulo, palavras como: gordura vegetal parcialmente hidrogenada ou gordura hidrogenada, e pode-se suspeitar que o alimento tenha gordura trans quando há: gordura vegetal ou margarina.

No entanto, quando um produto contém menos de 0,2 g de gordura trans por porção, o fabricante pode escrever no rótulo 0 g de gordura trans. Assim, uma porção de biscoito recheado, que normalmente são 3 biscoitos, se tiver menos que 0,2 g, o rótulo pode indicar que todo o pacote de biscoito não contém gordura trans.

Por que a gordura trans é prejudicial à saúde

A gordura trans é prejudicial à saúde porque ela traz malefícios como o aumento do colesterol ruim (LDL) e a diminuição do colesterol bom (HDL), o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e AVC. Além disso, esse tipo de gordura também está relacionada com um aumento do risco de infertilidade, doença de Alzheimer, diabetes e alguns tipos de câncer. Se este é o seu caso, veja como baixar o colesterol ruim.

Entenda a diferença entre gordura trans e gordura saturada

A gordura saturada também é um tipo de gordura prejudicial à saúde, mas, diferentemente da gordura trans, ela é facilmente encontrada em produtos como carne gordurosas, bacon, salsichas, linguiças e leite e derivados. Também deve-se evitar o consumo de gorduras saturadas, mas o limite de ingestão dessas gorduras é maior que o limite dado para gordura trans, sendo cerca de 22 g/dia para uma dieta de 2000 kcal. Saiba mais sobre gordura saturada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE