Alimentos ricos em gordura saturada

PUBLICIDADE

A gordura saturada pode ser encontrada, especialmente, nos alimentos de origem animal, como carnes gordurosas, manteiga e laticínios, mas também está presente no óleo e derivados de coco e óleo de dendê, assim como em diversos produtos industrializados.

Em geral, esse tipo de gordura fica dura à temperatura ambiente. É importante evitar o consumo excessivo de gordura saturada porque ela ajuda a aumentar o colesterol e favorece o aumento do peso.

Lista de alimentos ricos em gordura saturada

A tabela a seguir contém uma lista de alimentos com a quantidade de gordura saturada presente em 100g do alimento.

AlimentosGordura Saturada por 100 g de alimentoCalorias (kcal)
Banha de porco26,3 g900
Bacon grelhado10,8 g445
Bife de vaca com gordura3,5 g312
Bife de vaca sem gordura2,7 g239
Frango com pele assado1,3 g215
Leite0,9 g63
Salgadinho de pacote12,4 g512
Bolacha recheada6 g480
Lasanha à bolonhesa congelada3,38 g140
Salsicha8,4 g192
Manteiga48 g770

É recomendado que a ingestão de gordura saturada não ultrapasse 10% do valor calórico total, por isso, em uma dieta de 2.000 calorias, não se pode comer mais de 22,2 g de gordura saturada por dia. O ideal é ingerir o mínimo possível desse tipo de gordura, por isso verifique no rótulo do alimento a quantidade de gordura saturada que ele possui.

Entenda porque a gordura saturada faz mal

A gordura saturada faz mal porque ela facilmente se acumula nas paredes internas dos vasos sanguíneos, podendo acelerar a formação de placas de gordura e o entupimento das veias, havendo a possibilidade de provocar aterosclerose, aumento do colesterol, obesidade e problemas cardíacos. Além disso, a gordura saturada normalmente está presente em alimentos muito calóricos, como é o caso das carnes gordurosas e bolachas recheadas, o que também contribui para engordar e para aumentar o colesterol.

Qual a diferença entre gordura saturada e gordura insaturada

A principal diferença entre a gordura saturada e gordura insaturada é a sua estrutura química, que faz com que as gorduras saturadas, quando consumidas em excesso, sejam prejudiciais à nossa saúde. As gorduras insaturadas são divididas em monoinsaturadas e poliinsaturadas, e são mais saudáveis, auxiliando na melhora dos níveis de colesterol.

A gordura é um ingrediente que confere mais sabor aos alimentos, e no corpo a sua principal função é fornecer energia. Existem diferentes tipos de gorduras: as saturadas e as trans que devem ser evitadas, as gorduras insaturadas, encontradas no azeite, por exemplo, que devem ser consumidas com maior frequencia porque são benéficas para o coração.

Para baixar o colesterol ruim, também é necessário diminuir o consumo de gorduras trans. Veja como controlar o colesterol:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE