Gordura saturada

publicidade

A gordura saturada pode ser encontrada, especialmente, nos alimentos de origem animal, como carnes gordurosas, bacon, banha de porco e laticínios, mas também está presente no óleo e derivados de coco e óleo de dendê. Em geral, as gorduras saturadas ficam duras à temperatura ambiente.

A gordura saturada faz mal porque ela facilmente se acumula nas paredes internas dos vasos sanguíneos, podendo acelerar a formação de placas de gordura e entupimento das veias, havendo a possibilidade de provocar aterosclerose, aumento do colesterol, obesidade e problemas cardíacos.

Gordura saturada e insaturada

A principal diferença entre a gordura saturada e gordura insaturada é a sua estrutura química, que faz com que as gorduras saturadas, quando consumidas em excesso, sejam prejudiciais a nossa saúde. Já as gorduras insaturadas, especialmente as monoinsaturadas, são as mais saudáveis.

A gordura é um nutriente presente nos alimentos que lhes confere mais sabor. Ela serve como reserva e fonte de energia para o corpo e existem diferentes tipos de gorduras, que podem ser saturados, insaturados ou trans, por exemplo. Os triglicerídeos e esteróis, como o colesterol, são outros tipos de gordura encontrados no sangue e que só são maus quando estão em grandes quantidades.

Gordura saturada nos alimentos

Segue-se uma lista de alimentos com a quantidade de gordura saturada.

AlimentosGordura Saturada por 100 g de alimento
Banha de porco26,3 g
Bacon grelhado10,8 g
Bife de vaca frito3,5 g
Bife de vaca grelhado2,7 g
Frango grelhado1,3 g
Leite0,9 g

É recomendado que a ingestão de gordura saturada não ultrapasse 10% do valor calórico total, por isso, em uma dieta de 2.000 calorias, não se pode comer mais de 22,2 g de gordura saturada por dia.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 19/09/2014 Última atualização da página: 29/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.