Gigantismo

publicidade

O gigantismo é uma doença rara que afeta a glândula pituitária no cérebro, ainda na infância, fazendo com que o indivíduo cresça exageradamente.

Quando esta doença começa a se manifestar na idade adulta ela é chamada de acromegalia.

No gigantismo, além dos membros, os órgãos internos também ficam muito maiores que o normal o que acarreta uma série de dificuldades. O indivíduo fica muito mais alto do que o normal e também um pouco mais largo.

É comum os indivíduos portadores da doença sofrerem com dores nas costas e possuirem dificuldades para andar. A fala também é prejudicada assim como as articulações tornam-se mais doloridas. A doença atrasa a puberdade e os indivíduos podem chegar a medir aproximadamente 2.70m.

O gigantismo pode ser causado por um mal funcionamento da glândula pituitária ou por um tumor no cérebro. A forma de tratamento para a doença é fazer com que a glândula não secrete tanto o hormônio do crescimento ou, se for o caso, retirar o tumor.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 25/07/2014 Última atualização da página: 14/02/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.