Gastroenterite

publicidade

O termo gastroenterite pode ser aplicado a uma inflamação do estômago e intestino de origem infecciosa, causada por vírus (gastroenterite viral), por bactérias (gastroenterite bacteriana) ou pela ingestão de alguma substância podendo, neste caso, denominar-se apenas gastroenterite aguda.

Sintomas de Gastroenterite

Os sintomas clássicos da gastroenterite podem ser:

  • perda de apetite;
  • náusea;
  • vômito;
  • diarreia;
  • barriga inchada;
  • dor e desconforto abdominal.

A desidratação é uma das piores consequências da gastroenterite, que é especialmente grave e fatal em crianças e indivíduos muito doentes ou idosos.

A gastroenterite pode ser causada pelo consumo de água ou alimentos contaminados com vírus ou bactérias causadoras da gastroenterite devido à intolerância à lactose e até após a ingestão de medicamentos, como antibióticos, que também causam cólicas abdominais e diarreia.

Tratamento da Gastroenterite

O tratamento da gastroenterite envolve muito repouso e reposição de líquidos com soro fisiológico, água e água de coco. Em alguns casos mais graves essa reposição hídrica pode ser feita por via intravenosa, no hospital, para mais rápida estabilização do paciente.

A alimentação deve ser leve e de fácil digestão para oferecer os nutrientes necessários, sem provocar vômito ou diarreia. Saiba mais detalhes em: Dieta para gastroenterite.

O consumo de medicamentos para interromper o vômito e a diarreia só deve ser feito com recomendação médica, porque isto pode piorar o quadro do paciente. No entanto, existem alguns suplementos especiais que ajudam a regular a flora bacteriana, sendo uma forma de acelerar a recuperação.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade