Gastrite Crônica

publicidade

A gastrite crônica é uma inflamação da mucosa do estômago, que dura mais de 3 meses e apresenta uma evolução lenta muitas vezes assintomática, que pode levar a sangramentos e o desenvolvimento de úlceras no estômago.

Causas da gastrite crônica

As causas da gastrite crônica podem ser o uso de medicamentos como a aspirina e outros anti-inflamatórios, a doença de Crohn e infecções bacterianas e virais.

A gastrite crônica é uma doença comum entre os alcoólatras, pacientes com uma doença prolongada ou comprometimento do sistema imune.

Sintomas da gastrite crônica

Os sintomas da gastrite crônica são mais sutis que na gastrite comum, e incluem:

  • Ligeiro desconforto abdominal após as refeições;
  • Azia;
  • Sensação de estômago cheio, mesmo comendo pouco;
  • Pode haver sangramento no estômago, sendo caracterizado por fezes negras e mal cheirosas;
  • Anemia sem causa aparente, devido ao sangramento do estômago ou de outra região no tubo digestivo.

Estes sintomas nem sempre são percebidos pelo indivíduo, e geralmente há suspeita de gastrite crônica quando o paciente refere que já teve gastrite e agora apresenta anemia, mesmo alimentando-se corretamente.

Tratamento para gastrite crônica

O tratamento da gastrite crônica pode ser feito com o uso de medicamentos protetores gástricos, que são aqueles que formam uma barreira protetora para impedir que o ácido gástrico atinja as paredes do estômago, facilitando a cicatrização das feridas e diminuindo a inflamação.

Além disso, é necessário que o paciente cumpra uma dieta alimentar rigorosa onde só é permitido o consumo de alimentos cozidos, com poucos condimentos e água. Ao fazer isso por algum tempo, os sintomas da gastrite irão diminuir e então a dieta poderá ser um pouco mais extensa, embora seja necessário evitar todos os alimentos apimentados, gordurosos, bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados.

Remédio caseiro para gastrite crônica

Um ótimo remédio caseiro para gastrite crônica é tomar o chá de espinheira santa pois ela alivia os sintomas da gastrite e atua como um antibiótico natural que ajuda na eliminação da bactéria H. Pylori do estômago, diminuindo assim o risco de úlcera e de câncer de estômago.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 07/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.