Foliculite da barba

PUBLICIDADE

A foliculite da barba ou pseudo-foliculite da barba pode ser tratada em casa com a lavagem do rosto com um sabonete anti-séptico e com remédios à base de corticoides e antibióticos indicados pelo dermatologista.

Além disso, para diminuir as bolhas vermelhas e a urticária causada pela foliculite, é importante adotar alguns cuidados como cortar a barba no sentido do crescimento do pelo ou evitar tentar arrancar o pelo ou estourar a bolha que se forma, por exemplo.

A foliculite da barba é caracterizada por urticária e pequenas lesões vermelhas e inflamadas, parecida com acne, que surgem após o homem fazer a barba, que ao infeccionar formam abcessos com pus, causando dor e incômodo. Ela é geralmente causada por pelos encravados, causando inflamação ou pela presença de Staphyloccos Aureus ou outras bactérias ou fungos na pele.

Fotos da foliculite da barba

Foliculite da barba
Foliculite da barba

Como tratar a foliculite da barba

O tratamento da pseudofoliculite da barba pode ser feito com um sabonete anti-séptico indicado pelo dermatologista para lavar o rosto, que deve ser utilizado 2 vezes por dia, assim como, com o uso de um creme antibiótico à base de ácido fusídico para usar também 2 vezes ao dia após lavar o rosto. Esta pomada para foliculite da barba é de baixo custo e pode ser comprada em farmácias de manipulação.

A depilação a laser também pode ser uma boa opção de tratamento, pois o laser emite um comprimento de onda que danifica o pelo, diminuindo o aparecimento de pelos encravados e, desta forma, ajudando a tratar a pseudofoliculite. Veja quem pode e quem não pode fazer a depilação a laser em: Depilação a laser.

Como evitar a foliculite da barba

Para evitar a foliculite da barba e diminuir os sintomas, o indivíduo deve adotar alguns cuidados como:

  • Fazer a barba apenas 1 vez por semana;
  • Usar uma lâmina nova cada vez que fizer a barba;
  • Evitar passar a lâmina no mesmo local 2 vezes;
  • Passar um creme hidratante após fazer a barba;
  • Evitar tentar arrancar o pelo ou estourar a bolha que se forma;
  • Cortar a barba no sentido do crescimento dos pelos.

Um ótimo tratamento caseiro para foliculite da barba é realizar uma boa esfoliação no rosto antes de fazer a barba. Para ver como fazer uma esfoliação consulte: Remédio caseiro para pelos encravados.

Sintomas da foliculite da barba

Os sintomas da pseudofoliculite da barba incluem:

  • Coceira na região da barba;
  • Pequenas 'bolinhas' no rosto, vermelhas e inflamadas, parecidas com acne;
  • Bolhas de coloração amarelada e com pus, que doem e provocam incômodo.

Se estes sintomas aparecerem depois do indivíduo cortar a barba, é recomendado consultar um dermatologista para que ele possa avaliar a pele e orientar o tratamento adequado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE