Foliculite da barba

publicidade

A foliculite da barba é termo técnico que se usa para os pêlos encravados que aparecem na barba causando dor e incômodo.

Causas da foliculite da barba

A foliculite da barba geralmente é causada por um pêlo encravado, especialmente nos homens negros, pois como possuem cabelos encaracolados e de maior espessura, após serem cortados ficam muito curtos e podem curvar-se para dentro da pele causando inflamação, mas ela também pode causada pela presença de Staphyloccos Aureus ou outras bactérias ou fungos.

Tratamento para foliculite da barba

Para o tratamento para a foliculite da barba recomenda-se lavar o rosto com sabonete anti-séptico 3 vezes ao dia e evitar tentar arrancar o pêlo ou estourar a bolha que se forma.

Se o médico achar necessário pode recomendar o uso de uma pomada antibiótica à base de ácido fusídico para usar de 2 a 3 vezes ao dia após lavar o rosto até a completa remissão dos sintomas. Essa pomada pode ser comprada nas farmácias de manipulação e são de baixo custo.

Como evitar a foliculite da barba

Para evitar a foliculite da barba recomenda-se fazer a barba 1 vez por semana, realizar uma boa esfoliação no rosto antes de fazer a barba e utlizar uma lâmina nova para cada depilação. Usar cremes hidratantes após fazer a barba também é indicado, mas e o problema persistir, optar pela depilação definitiva pode ser uma opção.

Link útil:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 05/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.